Coimbra
Ela é linda sem makeup!
Agir é uma das grandes atracções da Feira do Ano em Montemor-o-Velho.
Ela gosta de festas. Ela valoriza o que é nosso. Ela é a Feira do Ano de Montemor-o-Velho. Com Agir. Com David Carreira. Com arraial. Com tourada. Com Carolino. Com tasquinhas. Com a família. Com entradas grátis.
PUBLICIDADE
De 3 a 11 de setembro, as atenções de Montemor-o-Velho convergem para a sede do concelho, onde o recinto da feira se transforma numa gigantesca, mas acolhedora, sala de visitas.
São 78 mil m2 de festa, (Feira da Roupa Velha, Feira das Cebolas, Feira Agrícola, Feira Industrial, Atividades Equestres, Animação Infantil, Mostra de Doçaria Regional), destacando-se os 32 mil m2 hectare de exposições e animação (recinto da Feira do Ano | Festas Concelhias 2016) e os 25 m2 de animação infantil (Morlândia)
26 institucionais | 17 artesanato | 44 comércio, indústria e serviços | 8 maquinaria agrícola e automóvel
22 institucional agrícola | 22 mundo animal
5 tasquinhas tradicionais | 18 tendas de bebidas, petiscos e licores |8 montras de doçaria tradicional
1 parque destinado aos expositores – 150 lugares
5 parques de estacionamento – 2015 lugares
9 dias de animação
A autarquia liderada por Emílio Torrão quer valorizar o que de melhor existe no concelho e abre as portas a quem quiser fazer companhia nesta viagem que promete honrar a tradição, mas sempre “com o olhar no amanhã, aquele tempo feito de esperança, onde todos os nossos sonhos se materializam”.
Veja o que foi declarado na conferência de imprensa de apresentação do evento
O largo da Feira, local icónico da comemoração do Dia de Nossa Senhora da Vitória, desde há longos anos associada à feira do ano, da roupa velha, das cebolas, da fruta e do cavalo volta a receber mais uma edição da Feira do Ano – Festas Concelhias.
A etnografia, o folclore, as filarmónicas, o fado e a música popular vão proporcionar momentos inesquecíveis, sendo o motivo perfeito para, na companhia de amigos e familiares, marcar presença numa festa pensada para todos.
Também a dinâmica do tecido empresarial e agrícola vai estar realçada nas Festas, com uma Feira Agrícola e Industrial.
O Município Montemor-o-Velho continua a fazer todos os esforços para dar visibilidade aos artesãos do concelho, desvendando, deste modo, um pouco mais da cultura, da tradição e da memória da região, das gentes e da terra. Este ano é-lhes dado um local de destaque junto ao palco Arraial.
Após o enorme esforço municipal feito na revitalização da Feira do Ano – Festas Concelhias é chegado o momento de consolidar o projeto e apostar no reforço do programa de animação, sempre na companhia daqueles que desde o primeiro momento souberam estar presentes e construir um certame que honra a grandeza e o orgulho de pertencer ao concelho de Montemor-o-Velho.
A Feira do Ano – Festas Concelhias 2016 é um certame que continua a crescer e a afirmar o seu lugar na Região, agora com mais espaço e com a animação reforçada, onde os empresários locais se podem afirmar.
Apesar do reforço da programação, as freguesias continuam a ter um papel preponderante na animação. O grosso da programação está a cargo dos grupos locais etnográficos, de dança e das filarmónicas. Esta forte ligação às raízes é para continuar e a “prata da casa” promete mexer com a dinâmica concelhia e unir ainda mais a população, consolidando o sentimento de pertença a Montemor-o-Velho.
A Feira do Ano – Festas Concelhias 2016 está diferente e quer continuar a ser um momento de celebração concelhia, por isso a aposta é feita com a participação de artistas nacionais.
Assim, no dia de abertura, dia 3, sobe ao palco AGIR. No dia 7, véspera do feriado municipal, é a vez de David Carreira e no dia 10, a Dj Rita Mendes.
Em setembro ainda é verão, fazem-se as colheitas e é tempo de vindima. Em setembro, na despedida do verão, é tempo também de lembrar os animados arraias de verão e, pela primeira vez, é-lhes feita uma homenagem na Feira do Ano – Festas Concelhias.
Em frente às tasquinhas, sempre com muita animação, não vão faltar os momentos de confraternização, nem o tão característico pau ensebado, com um garrafão e um bacalhau no topo.
Montemor-o-Velho é um concelho marcadamente rural e que gosta muito de conviver e sentir a natureza. Por isso, nas Festas’16 o espaço do Mundo Animal cresceu e ganhou novos pontos de interesse. Há mais animais e nem vai faltar uma secção dedicada às aves. Este será um local de visita obrigatória para toda a família.
Os mais pequenos não foram esquecidos e vão ter, nas Festas’16, novamente uma zona exclusiva. Com insufláveis e atividades lúdico-pedagógicas, a animação não vai faltar.
O recinto das Festas volta a ter um Fraldário, bem como um espaço mais acolhedor e confortável para amamentar.
Apesar de existirem instalações sanitárias para pessoas com mobilidade condicionada muito próximas – junto ao Mercado Municipal – a organização decidiu reforçar a oferta no recinto das Festas’16.
A pensar na comodidade dos visitantes, este ano o recinto mantém três opções de entrada, favorecendo, assim, a ligação às restantes atividades, o acesso aos parques de estacionamento e ao centro histórico da vila
A Feira do Ano – Festas Concelhias 2016 vai ter à disposição 6 parques de estacionamento, um dedicado só aos expositores, representando num total de 2015 lugares.
A atividade desportiva está em força na programação das Festas’16. As “Freguesias em Movimento” prometem muita animação em torno de jogos tradicionais, numa luta saudável entre equipas das 11 freguesias do concelho.
Os melhores a jogar à malha, à petanca, a correr com sacos, a partir a cântara ou a saltar à corda serão apurados na finalíssima, agendada para o último fim-de-semana das Festas.
O artesanato, os produtos característicos da região e a cultura vão estar patentes numa Mostra dinâmica, coesa e atrativa de Atividades. Com expositores dedicados a cada freguesia, o concelho vai mostrar o que de melhor se faz no Baixo Mondego e na Gândara. As juntas de freguesia e o associativismo são parceiros estratégicos.
Com o objetivo de continuar a divulgar e a promover as potencialidades económicas da região, fomentar o desenvolvimento dos setores agrícola e industrial e proporcionar a troca de experiências inter-regionais, com vista ao desenvolvimento da economia local, a feira agrícola e industrial de Montemor-o-Velho tem o merecido destaque na Feira do Ano – Festas Concelhias
Para além de uma exposição de maquinaria agrícola, estarão presentes os principais agentes do setor, desde empresários, a agricultores, a empresas transformadoras. Paralelamente, estará patente uma exposição de gado.
Destaque ainda para os clubes de caçadores e de columbofilia da região que terão também um espaço de divulgação das suas atividades.
O Centro Equestre de Montemor-o-Velho, em parceria com a Câmara Municipal, apresenta um diversificado programa de atividades equestres.
A Tourada volta a ser um dos pontos altos da Feira do Ano, bem ao gosto de aficionados pelo gado equino e pelos toiros.
Montemor-o-Velho volta a juntar à mesa os sabores do campo e do rio. Uma viagem pela cultura gastronómica do concelho que promete emoções fortes.
O genuíno arroz carolino do Baixo Mondego, os peixes do rio Mondego, as hortícolas e as carnes da Gândara são cabeças de cartaz num menu condimentado com sabores característicos e diferenciadores da região. A aposta recai na promoção de produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de Montemor, apelando aos sentidos de quem nos visita, reforçando o enfoque na qualidade.
À semelhança do Festival do Arroz e da Lampreia, o tecido associativo foi desafiado a dinamizar o espaço gastronómico e respondeu com garra e ementas de deixar água na boca. Nas tasquinhas tradicionais podemos encontrar os cheiros das cozinhas de antigamente, os pratos cozinhados com tempo e a sabedoria de quem cozinha com amor.
Neste concelho forte em doces, o difícil vai ser escolher entre os tentadores pastéis de Tentúgal, as deliciosas queijadas de Pereira, as pinhas de Montemor caramelizadas ou o arroz doce feito com arroz carolino do Baixo Mondego, entre tantas outras provocações.
Realizadas tradicionalmente a 8 de setembro, dia do Município, a feira do ano, da roupa velha e das cebolas caracterizam, desde sempre, as Festas do concelho.
Elas são a nota mais viva, o índice mais seguro do quotidiano de um povo. De existência bem recuada no tempo e de extrema importância para a vida do Concelho, a Feira Anual teve a sua origem, provavelmente, na festa que se realizava no Hospital de Nossa Senhora de Campos e que envolvia toda a população da Vila. Foi o Infante D. Pedro, seu senhor, que solicitou a licença para a criação da feira franca em Montemor. Aparece como feira franca numa provisão régia de 5 de Julho de 1453, sendo a sua origem muito anterior a este tempo.
Nesta feira podemos encontrar os mais variados produtos, desde cereais, legumes e outros alimentos, até roupa, artigos para o lar, móveis e ferramentas agrícolas.
No mesmo dia, realiza-se a Feira das Cebolas que ganhou já um estatuto próprio na região. A Montemor-o-Velho acorre gente de todo o país para um dia em que são vendidas várias toneladas de cebolas.
Paralelamente, decorre ainda a Feira da Roupa Velha, ou dos farrapos, onde são vendidas roupas em segunda mão, não só pela população local, mas também por pessoas de toda a região.
sábado . dia 3
15h . Centro Equestre . Batismos a cavalo, Animação, Picadeiro Livre
19h . Abertura Oficial
19h . Recinto . Freguesias em Festa . Carapinheira
19h . Palco Arraial . Rancho Folclórico da Carapinheira
20h . Palco Arraial . Cancioneiro da LACAM
21h . Palco 2 . Orquestra Ligeira da Carapinheira
21h . Centro Equestre . Cavalhadas
22h . Palco Principal . AGIR
00h . Palco 2 . Back to the 80’s” com DJ. Johnny B
Animação de Rua . Estátua viva Maria João . Grupo Taboeira
domingo . dia 4
9h . Centro Equestre . Passeio Equestre pelo concelho | almoço convívio
15h . Centro Equestre . Atividades equestres
17h . Recinto . Freguesias em Festa . Montemor-o-Velho e Gatões | Meãs do Campo
17h . Palco Arraial . Grupo de Cantares Arroz aos Molhos
18h . Palco Arraial . Associação Filarmónica 25 de Setembro com Coro Vozes de Montemor
19h . Palco Arraial . Rancho Folclórico da ACDS de Meãs do Campo
20h . Palco 2 . The Famous Band
21h . Palco 2 . Banda Fora de Horas
17h . Grandiosa Corrida de Toiros do Baixo Mondego
22h . Palco Principal . Baile com Musical Band
00h . Palco 2 . Karaoke Pancinhas
Animação de Rua . Sons da Terra . Estátua viva Maria João . Grupo Taboeira
2a feira . dia 5
20h . Recinto . Freguesias em Festa . Santo Varão
20h . Palco Arraial . Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão
21h . Palco 2 . Banda Britus Cosa Nostra
22h . Palco Principal . Baile HIT
00h . Palco 2 . Dj John The Who
3a feira . dia 6
20h . Recinto . Freguesias em Festa . Tentúgal
20h . Palco Arraial . Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal
21h . Palco 2 . Emcantos
22h . Palco Principal . Não há 2 sem 3
00h . Palco 2 . Karaoke Pancinhas
4a feira . dia 7
15h . Recinto . Convívio Intergeracional . A Taberna do Ti’Ernesto | aberto à comunidade sénior mediante inscrição
19h. Palco 2 . Dj Diogo Estobia
20h . Recinto . Freguesias em Festa . Pereira
20h . Palco 2 . Dancequi Grupo de Dança
21h . Palco Arraial . Grupo Folclórico da Vila de Pereira
21h . Centro Equestre . Picadeiro livre com obstáculos montados | Passeios a cavalo e de charrete | Jogos Tradicionais
22h . Palco Principal . David Carreira
00h . Palco 2 . Dj David Silva
5a feira . dia 8 . Feriado Municipal
10h . Praça . Cerimónia do Hastear da Bandeira
12h . Centro Equestre . Batismos a cavalo | Passeios a cavalo e de charrete
16h . Paços do Concelho . Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal
16h . Recinto . Freguesias em Festa . Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca
16h . Recinto . Demonstração do ginásio Mor(e)Fit
17h . Palco 2 . Concerto pela AFUV
18h . Palco 2 . Recital pelo Coro Polifónico da AFUV
19h . Palco Arraial . Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira
20h . Palco Arraial . Rancho dos Malmequeres de Reveles – Grupo Recreativo Revelense
21h . Palco 2 . Escola de Dança Afriklave
22h . Palco Principal . Sara Travassos e Cláudio Dias com Baluarte
00h . Palco 2 . Karaoke Pancinhas
Estátua viva Cloide das Botas
6a feira . dia 9
20h . Recinto . Freguesias em Festa . Arazede
20h . Palco Arraial . Rancho Folclórico Camélias da Gândara
21h . Palco 2 . Ensemble de Saxofones de Arazede
22h . Palco Principal . Tributo Queen
00h . Palco 2 . Karaoke Pancinhas
Animação de Rua . Grupo de Concertinas Puxófole . Grupo Taboeira
sábado . dia 10
10h . Centro Equestre . Taça Inês de Castro – concurso de obstáculos | provas de escolas . 0,5 – pequena . 0,8 – média . 1 – grande . 1,1 – Pequeno Grande Prémio Inês de Castro . 1,15
17h . Recinto . Freguesias em Festa . Seixo de Gatões e Ereira
17h . Palco 2 . Grupo de Dança Mind Dance
18h . Palco 2 . Grupo de Dança MD Teen E MD Kids
19h . Palco 2 . Estúdio de Dança Nadine Loureiro
20h . Palco Arraial . Rancho Folclórico e Regional do Seixo
21h . Palco Arraial . Grupo Folclórico da ACDS da Ereira
22h . Palco Principal . Rockluso
00h . Palco Principal . Dj Rita Mendes
Animação de Rua . Grupo Taboeira . Estátua viva Maria João
domingo . dia 11
10h . Centro Equestre . Taça Inês de Castro – concurso de obstáculos | provas de escolas . 0,5 – pequena . 0,8 – média . 1 – grande . 1,1
Grande Prémio Inês de Castro . 1,20
16h . Recinto . Freguesias em Festa
17h . Recinto . Ruizinho de Penacova
18h . Recinto . Freguesias em Festa . Liceia
18h . Palco Arraial . Rancho Folclórico Amores Perfeitos da ACDS do Bebedouro
19h . Palco 2 . Grupo de Fados Cesário Rama
21h . Palco Principal . CRASSH
Animação de Rua . Sons da Terra . Estátua Viva Cloide das Botas
Horário da Feira do Ano
. recinto
sábado . dia 3 | 19h . 04h
domingo . dia 4 | 12h . 04h
Dias de semana | 19h . 02h
feriado municipal . dia 8 | 12h . 04h
sábado . dia 10 | 12h . 04h
domingo . dia 11 | 12h . 04h
Related Images:
PUBLICIDADE