Muito em breve, as bananas que vemos nas prateleiras dos supermercados podem sofrer uma grande transformação.
Depois de décadas dominadas pela variedade Cavendish, considerada quase um monopólio no mercado mundial, o trono da banana poderá ser disputado por uma nova candidata: a banana Blue Java. Mas o que é esta banana azul que se tornou viral nas redes sociais?
A Blue Java ganhou notoriedade principalmente no TikTok, onde muitos afirmam que ela tem o sabor de um gelado de baunilha, graças à sua textura cremosa e mais macia do que a banana convencional. No entanto, há vários mitos a desfazer. Para começar, a cor azul não é uma característica do fruto, mas sim de uma camada espessa de cera que cobre a casca quando ainda está verde. Só à medida que amadurece, a banana vai mudando para o tom amarelo que estamos habituados a ver.
PUBLICIDADE
Quanto ao sabor, a comparação com o gelado de baunilha é exagerada. Embora a textura seja cremosa, o sabor da Blue Java é mais subtil, lembrando a banana-maçã, de acordo com um agricultor que cultiva esta variedade. Apesar da popularidade crescente nas redes sociais, a Blue Java é apenas uma das mais de mil variedades de banana no mundo, com a Cavendish sendo, de longe, a mais comercializada, pode ler-se no ZAP.
Contudo, a variedade Cavendish enfrenta sérios problemas devido ao mal-do-Panamá, uma doença que ameaça dizimar as plantações em todo o mundo. Com isso, surge uma oportunidade para outras variedades, como a Blue Java, que é cultivada em algumas regiões do sudeste asiático, Havai e Austrália, ganharem mais destaque. Porém, ainda há questões a serem resolvidas. A banana Blue Java, apesar de promissora, é conhecida por ser mais frágil, o que poderia dificultar o seu transporte e reduzir o seu prazo de validade.
Apesar dessas dificuldades, a genética pode ser a chave para o futuro. Já foram desenvolvidas bananas geneticamente modificadas que não escurecem e que já estão aprovadas para venda em vários países, incluindo as Filipinas, Colômbia, Honduras, EUA e Canadá. Esses avanços tecnológicos podem ser o caminho para resolver os problemas de resistência e durabilidade das bananas, e possivelmente abrir portas para uma nova era na indústria global de bananas.
Portanto, enquanto a Blue Java atrai atenções com sua cor peculiar e promete um sabor mais suave e cremoso, só o tempo dirá se ela conseguirá substituir a Cavendish ou se outras inovações tecnológicas, como as bananas geneticamente modificadas, assumirão a liderança no mercado.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE