Portugal
Quando voar era só para homens e Maria de Lourdes quebrou a barreira

Imagem: Câmara Municipal de Lisboa
Maria de Lourdes Sá Teixeira fez história ao tornar-se a primeira mulher portuguesa a pilotar aviões, quebrando barreiras numa época em que as mulheres eram amplamente limitadas a papéis tradicionais.
Esta pioneira da aviação, que em 1928, aos 21 anos, conquistou o brevet de piloto aviador, desafiou os padrões sociais e enfrentou inúmeros obstáculos para seguir a sua paixão pelo voo. A sua coragem e determinação são agora celebradas no documentário biográfico “A Primeira Aviadora Portuguesa”, da RTP.
Maria de Lourdes Braga de Sá Teixeira nasceu no dia 19 de outubro de 1907. Jovem, de beleza ímpar, era conhecida no meio familiar e pelos amigos como “Milú”. Morreu aos 76 anos, a 19 de julho de 1984.
PUBLICIDADE
Este documentário não só recua no tempo para retratar a vida de Maria de Lourdes, como também lança luz sobre o contexto histórico em que a aviadora surgiu, marcado pela repressão do Estado Novo. A sua trajetória é ainda mais impressionante quando se pensa que ela assumiu o comando de um avião apenas seis anos depois da histórica travessia aérea do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, um feito que já era notável para a época.
Com imagens de arquivo e depoimentos, “A Primeira Aviadora Portuguesa” não se limita a contar a história de uma mulher pioneira, mas também reflete sobre a luta pela emancipação feminina num período de grande opressão social. O documentário presta uma merecida homenagem ao legado de Maria de Lourdes, resgatando o seu papel fundamental como uma das grandes heroínas esquecidas de Portugal.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE