Primeira Página

Coimbra a “arder” com 48 horas de calor antes de chegar o Olivier

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 semana atrás em 08-04-2025

Imagem: depositphotos.com

Depois de um fim de semana marcado por variações no estado do tempo, entre momentos de sol e episódios de chuva, a tendência primaveril de instabilidade deverá manter-se ao longo da semana de 7 a 13 de abril.

O início da semana trouxe uma mudança significativa: a presença de uma crista subtropical associada a ar quente fez subir os termómetros na segunda-feira, dia 7, proporcionando um cenário mais estável, soalheiro e seco.

PUBLICIDADE

publicidade

As próximas 48 horas prometem ser as mais quentes de 2025 até ao momento. Esta terça-feira, 8 de abril, a influência de ar quente proveniente de leste e a persistência de altas pressões contribuirão para uma nova subida das temperaturas. Espera-se que cidades como Coimbra atinjam os 27 ºC, enquanto Leiria, Santarém e Lisboa poderão chegar aos 26 ºC. Ainda assim, as noites manter-se-ão frescas, com mínimas abaixo dos 10 ºC em várias localidades do interior Norte e Centro.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, dia 9, poderá mesmo ser o dia mais quente do ano até agora, tanto pelos valores de temperatura como pela extensão territorial abrangida. Em locais como Águeda, Anadia ou Condeixa-a-Nova, os termómetros poderão rondar os 29 ºC – números que fazem lembrar o verão, apesar de estarmos ainda na primavera.

A estabilidade atmosférica, contudo, será de curta duração. A partir de quinta-feira, dia 10, está previsto o regresso da chuva e da trovoada devido à aproximação da tempestade Olivier – a 15.ª depressão nomeada da temporada atlântica 2024/2025, dá conta os dados meteorológicos mais recentes .

Este sistema depressivo trará aguaceiros pontualmente fortes, acompanhados por granizo e trovoada. Além disso, antecipa-se a chegada de poeiras do Saara, o que poderá deixar o céu com um tom esbranquiçado a partir de quarta-feira, com maior incidência na quinta-feira. Esse fenómeno poderá ainda originar episódios de “chuva de lama”, sobretudo nas regiões a sul do Douro.

Na sexta-feira e no sábado (11 e 12 de abril), a tempestade Olivier deverá manter-se ativa a oeste do país, originando frentes e linhas de instabilidade que atravessarão o território de sul para norte. As previsões apontam para chuva generalizada, por vezes forte e acompanhada de fenómenos intensos, como trovoada ou granizo.

Segundo os modelos meteorológicos atuais, a instabilidade atmosférica poderá prolongar-se até domingo, 13 de abril, coincidindo com o Domingo de Ramos, o que sugere um início húmido e instável da Semana da Páscoa em Portugal continental.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE