Coimbra

Coimbra integra rede europeia que aposta nos eventos como motor de desenvolvimento

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 06-04-2025

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião amanhã, dia 7 de abril, a participação na iniciativa Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE) – Seal for Festival Cities and Regions promovida pela European Festivals Association (EFA). A participação de Coimbra não implica custos e enquadra-se na estratégia municipal de dinamização da cidade e, particularmente, da Baixa.

Coimbra vai dar mais um passo no reforço da sua identidade cultural e na projeção internacional da marca Coimbra ao integrar a iniciativa EFFE – Seal for Festival Cities and Regions, promovida pela EFA. A iniciativa surge no seguimento da reunião do Observatório Europeu dos Centros das Cidades, realizada no passado dia 6 de março de 2025, cuja área temática “Cultura e Animação” é presidida pelo Município de Coimbra, numa sessão dedicada ao tema “Festivais nos centros das cidades: um fator-chave para a atratividade”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na ocasião, o vereador Miguel Fonseca destacou a “aposta estratégica da Câmara Municipal de Coimbra em iniciativas culturais e diversificadas como motor de dinamização do centro histórico e da baixa, impulsionando o turismo, a economia local e a projeção internacional da cidade”, lê-se na informação dos serviços municipais.

PUBLICIDADE

Atualmente, fazem parte da comunidade da EFA, criada em 2018, cerca de 60 cidades e regiões, e o Selo EFFE Seal for Festival Cities and Regions conta com 29 cidades e regiões de 19 países. O selo EFFE reconhece e reúne cidades e regiões europeias que veem na cultura e nos festivais ferramentas essenciais de desenvolvimento económico, social e urbano.

A participação de Coimbra na EFFE não implica custos financeiros para o Município e “enquadra-se plenamente na estratégia da Câmara Municipal de Coimbra que investe na dinamização da Baixa de Coimbra e nas medidas de revitalização urbanística e económica previstas no ‘Plano Marshall’, reforçando o papel dos festivais e grandes eventos como motores para o desenvolvimento da economia local e o posicionamento cultural da cidade”, acrescenta a proposta.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE