Primeira Página

AGITar antes de usar bilhete ou passe para viajar na Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 51 minutos atrás em 04-04-2025

O Executivo vai deliberar, na reunião de Câmara de segunda-feira, dia 7 de abril, o modelo de repartição de receitas, o modelo de negócio e o tarifário a implementar pela AGIT – Agência para a Gestão do Sistema do Sistema Intermodal da Região de Coimbra, entidade responsável pela gestão, a nível regional, do sistema integrado de bilhética. Neste modelo, por exemplo, o bilhete pré-comprado para um município custará 1 euro, para dois municípios 2 euros e, para mais de dois municípios, 3 euros. Já em relação aos passes mensais, a proposta aponta para o valor de 30 euros para um município, 35 euros para dois municípios e, para mais de dois municípios, 40 euros. 

Segundo as propostas, os utilizadores vão poder comprar um Bilhete Simples a Bordo (título monomodal não personalizado vendido a bordo dos veículos, válido apenas para uma viagem e sem direito a transbordo), a Meio Bilhete a Bordo (título monomodal similar ao bilhete simples a bordo, mas destinado a crianças entre 4 e 12 anos inclusive e adultos com idade igual ou superior a 65 anos, desde que acompanhados do respetivo documento de identificação). Crianças até três anos de idade (inclusive), quando acompanhadas por adultos, têm direito a viajar gratuitamente, desde que não ocupem lugar sentado.

PUBLICIDADE

publicidade

Vai, ainda, estar disponível a tipologia de Bilhete Pré-Comprado, Bilhete de 1 dia (válido para o número de zonas adquiridas, por um período de 24 horas contadas a partir do momento da primeira validação do título, independente do número de viagens efetuadas ou dos operadores utilizados), por 3 dias (válido para o número de zonas adquiridas, por um período de 72 horas contadas a partir do momento da primeira validação do título, nas mesma condições que o anterior) e por 7 dias (válido para o número de zonas adquiridas, por um período de 168 horas contadas a partir do momento da primeira validação do título, em idênticas condições), para além do passe mensal, que poderá conhecer diversas modalidades, em função de bonificações que possam ser oferecidos por entidades terceiras (redução tarifária para menores de 23 anos, para ex-combatentes, por exemplo).

PUBLICIDADE

De acordo com o estudo realizado, o impacto financeiro estimado, mais precisamente a insuficiência tarifária, a proposta sugere que o modelo de financiamento da insuficiência tarifária resultante da implementação do tarifário, nomeadamente a aplicação de verbas do Programa Incentiva + TP, seja discutido com a CIM|RC, para que daí resulte o menor impacto financeiro possível para o Município. 

Existindo um total de 19 concelhos na Região de Coimbra, esse é também o número de zonas internas às CIM | RC. A repartição das receitas deste sistema integrado vai processar-se tendo em consideração os operadores que “procederam à venda dos títulos envolvidos nas viagens realizadas no período de repartição em análise, e à remuneração devida a cada operador envolvido da respetiva execução, é calculado o valor que cada operador terá de transferir ou receber da AGIT, valor correspondente ao diferencial entre o valor da repartição de receita e o valor do somatório das vendas efetuadas acrescido das comissões a liquidar”, explica-se na proposta para apreciação.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE