Portugal

Garfield, o gato que emocionou o país quase perdeu a vida por causa de um envenenamento

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 semanas atrás em 04-04-2025

Imagem: Susana Vilar / Facebook

Garfield, o gato que comoveu o país ao escolher o cemitério como lar após a morte do seu dono, está de volta ao seio da família.

Depois de semanas de internamento devido a um envenenamento, o felino foi acolhido por Susana Vilar, neta do falecido Bernardino Pereira.

PUBLICIDADE

publicidade

A história deste gato emocionou muitos quando, após a morte do dono em janeiro de 2024, desapareceu da casa da família e foi encontrado dias depois no cemitério da Póvoa de Varzim, onde o idoso está sepultado. Garfield passou a fazer daquele espaço o seu refúgio, permanecendo a maior parte do tempo junto à campa do antigo tutor. A funcionária do cemitério chegou a assumir os cuidados, com a família a apoiar na vacinação e colocação de microchip, passando o animal a ser carinhosamente chamado de Príncipe Garfield.

PUBLICIDADE

Contudo, há cerca de um mês, a saúde do gato deteriorou-se e foi levado ao veterinário, onde foi confirmado que tinha sido envenenado. Apesar da idade avançada e de problemas de saúde pré-existentes, Garfield sobreviveu ao incidente.

“Depois de tentarem fazer-lhe mal, percebi que o mais seguro é tê-lo comigo. Assim garanto que nada de mal lhe acontece”, afirmou Susana Vilar ao Correio da Manhã.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE