No Município de Penela, continuam a realizar-se alguns eventos associados à Páscoa que mantêm vivas tradições muito antigas.
O Domingo de Ramos, celebrado no domingo anterior ao Domingo de Páscoa, marca o início da Semana Santa. Tradicionalmente, os fiéis levam ramos de oliveira e alecrim à igreja, que são benzidos durante a missa, e as ruas e igrejas ficam decoradas com elementos vegetais, destacando a cor roxa, simbolizando a Quaresma.
Outro evento importante é a Visita Pascal. Aqui, todas as casas são enfeitadas com tapetes de flores para receber os sacerdotes, no dia de páscoa, que abençoam as oferendas dispostas nas mesas e partilham com a comitiva as iguarias preparadas pela comunidade.
PUBLICIDADE
Depois, por vária localidades de Penela podemos encontrar algumas celebrações típicas.
A Festa do Mártir São Sebastião, realizada no domingo de Pascoela na localidade de São Sebastião, é uma das grandes celebrações locais, com missas, procissões, ranchos folclóricos e a tradicional venda de fogaças.
Em Espinhal, festeja-se a Serração da Velha, uma tradição singular que acontece na terceira quarta-feira da Quaresma. Esta prática, que mistura o sagrado e o profano, é uma sátira social em que, através de uma paródia, são expostos os defeitos e virtudes da comunidade, acompanhados de música e teatro amador.
A Queima do Judas, realizada no domingo de Páscoa no Espinhal e no sábado de Aleluia em Penela, é também uma tradição enraizada nas festas, simbolizando o renascimento e a purificação. A prática de queimar uma efígie de Judas é um rito de transição entre o inverno e a chegada da nova estação.
Além disso, a tradicional Festa do Folar da Páscoa permite que padrinhos e afilhados celebrem a união com a troca de presentes simbólicos. O folar, tradicionalmente um pão ou bolo feito à base de ovos e leite, é oferecido por padrinhos aos seus afilhados, refere o Turismo Centro de Portugal.
PUBLICIDADE