O Município de Góis irá acolher, de 7 a 30 de abril, a exposição temporária intitulada “Mulheres do 25 de Abril”, uma homenagem a 25 mulheres que desempenharam um papel fundamental na luta contra a ditadura do Estado Novo, entre 1933 e 1974.
A mostra, que estará patente ao público no Foyer da Casa da Cultura de Góis, apresenta a trajetória destas mulheres que, em diferentes formas de resistência, se opuseram ao regime salazarista, sendo perseguidas, presas, torturadas e forçadas ao exílio.
Com entrada gratuita, a exposição revela a coragem e o ativismo de figuras como Catarina Eufémia, Diana Andringa, Glória Marreiros, Helena Cabeçadas, entre outras, cujas contribuições foram cruciais para a queda da ditadura, em 1974, e para o estabelecimento da Democracia em Portugal.
PUBLICIDADE
As obras de arte que retratam estas mulheres foram realizadas pelo artista Mário Marques, em pinturas de acrílico, enquanto os textos poéticos e biográficos, da autoria de António Canteiro, complementam as imagens, contando a história e os feitos de cada uma das mulheres homenageadas. Os seus nomes representam diversas áreas da luta antifascista, desde a resistência política à cultura e à literatura, e mostram a diversidade e a importância da sua contribuição para a história de Portugal.
A exposição não só celebra a memória histórica, mas também promove uma reflexão sobre o papel fundamental das mulheres na mudança social e política do país. A visita à exposição oferece uma oportunidade única para conhecer melhor estas figuras determinantes na luta pela liberdade e igualdade.
PUBLICIDADE