Coimbra
Mealhada aciona Plano Municipal de Emergência
O Município da Mealhada acionou hoje o Plano de Emergência Municipal e a Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro acionou o Plano Distrital. Na Mealhada vive-se ainda um cenário muito complicado com o fogo a ameaçar populações.
PUBLICIDADE
O Município da Mealhada acionou, na manhã de hoje, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil dada a gravidade dos incêndios que assolaram o concelho, ameaçando, ainda ao final da tarde, habitações em diversos pontos, nomeadamente nas aldeias de Várzeas e Catraia.
Desde as 4 horas da madrugada que o presidente da Autarquia acompanha o evoluir do incêndio junto ao centro de comando e toda a vereação está no terreno, juntamente com funcionários municipais dos diversos setores (vias, águas, etc) na tentativa de prestar todo o auxílio possível às populações ameaçadas. Ao final da tarde, viveu-se um cenário “dantesco”, referiu Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, esperando-se que a chegada dos meios aéreos possa abrandar a força das chamas.
“Estamos a dar o máximo dos máximos para acudir às situações mais graves. Temos cinco casas prontas para receber eventuais desalojados. Esperemos que isso não seja necessário”, afirmou ainda o líder do Município da Mealhada.
Também está em marcha um plano para dar apoio logístico aos bombeiros de fora do concelho que vem reforçar o combate às chamas, sendo a base deste centro a Escola Profissional Vasconcellos Lebre.
Esta tarde, também a Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro decidiu ativar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil em todo o distrito, “tendo em conta o elevado número de ocorrências e o total empenhamento do dispositivo operacional do distrito, estando praticamente esgotadas as suas capacidades de combate e rendição”, bem como a previsível manutenção das condições meteorológicas adversas”.
Related Images:
PUBLICIDADE