A exposição “MONUMENTO”, criada pelo artista Tiago Cadete em colaboração com 40 alunos das escolas EB 2/3 Inês de Castro e de Taveiro, inaugura este sábado, dia 29 de março, às 16h00, no Coro Alto do Convento São Francisco. A mostra vai estar patente na Sala do Capítulo até 25 de maio e pode ser visitada gratuitamente de quarta a segunda-feira, das 15:00 às 20:00 (última entrada às 19:30).
“MONUMENTO” é uma instalação sonora que reúne as vozes, ideias e reflexões dos 40 jovens participantes. A partir da pergunta “Quais são os seus desejos, o que deve ser lembrado e como o futuro pode ser monumentalizado?”, a exposição convida o público a repensar o conceito de futuro como algo dinâmico e em constante transformação, refletindo sobre os sonhos das novas gerações. O projeto procura, assim, redesenhar os espaços de memória pública, criando um ponto de encontro para escutar diversas vozes, desejos e futuros possíveis.
A criação e o desenho de som são da autoria de Tiago Cadete, contando com a participação dos alunos: André Duarte, Afonso Rosa, Beatriz Veloso, César Tender, Daniel Anjo, Diana Santos, Dinis Valério, Dinis Marinho, Diogo Nascimento, Erica Almeida, Érica Pinheiro, Francisco Conceição, Gabriel Góis, Guilherme Dinis, Guilherme Cruz, Guilherme Vrea, Joana Marques, João Pessoa, João Gaspar, João Santos, Leonardo Espinosa, Leonardo Ventura, Leonardo Gomes, Lucas Pimenta, Lucas Costa, Manuel Gerardo, Maria Candeias, Maria Pedro, Martim Cordeiro, Matias Cruz, Matilde Garrido, Matilde Gaspar, Matilde Silva, Miguel Carvalho, Rafaela Inácio, Rita Ferreira, Rodrigo Gaspar, Rodrigo Baptista, Shokhrukh Akbarov e Tomás Simões.
PUBLICIDADE
Produzida por Co-pacabana, “MONUMENTO” foi encomendada pela Câmara Municipal de Coimbra. O desenho técnico de som é de Nico Espinoza e a produção está a cargo de Ana Lobato. O projeto conta, também, com o envolvimento das diretoras de turma do 9.ºC da EB 2/3 Inês de Castro e do 8.ºG da EB 2/3 de Taveiro, Ana Maria dos Santos e Benvinda Araújo, das professoras Anabela Alvarinhas, Anabela Rigueiro, Cristina Gusmão, Clara Ferreira, Ermelinda Cruz, Isabel Castro, Sandra Costa, Lídia Miguel, Maria do Rosário Teixeira, e dos professores Armando Simões, Joaquim Gonçalves, Jorge Cardoso e Pedro Fonseca. A iniciativa tem, ainda, a participação do professor João Paulo Janicas, responsável pelo projeto cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.
Toda a programação do Convento São Francisco pode ser consultada em coimbraconvento.pt/pt/agenda ou através das redes sociais deste espaço municipal. O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
PUBLICIDADE