Política

Livre!

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 dias atrás em 26-03-2025

O Livre divulgou o resultado das primárias para escolher o/a cabeça-de lista para as eleições Legislativas de 18 de Maio.

De acordo com o partido, a escolha em Coimbra recaiu em Joana Alves Pereira. A presumível candidata, já que “abre agora um prazo posterior para permitir recursos e reclamações sobre o processo”, nasceu em Lisboa em 1976 e mora na capital portuguesa.

PUBLICIDADE

publicidade

Licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa, sendo atualmente assistente executiva numa empresa de consultoria estratégica.

PUBLICIDADE

De acordo com a página do Livre, Joana Alves Pereira foi “professora de música via ensino artístico e trabalhei ativamente enquanto cantora durante cerca de 25 anos”. “Há cinco anos fiz uma inflexão na minha carreira e passei por empresas como a TAP ou o Centro Hospitalar Lisboa Central”, refere.

É membro do Livre desde 2022. Recorde-se que no final de janeiro, o Livre aprovou um novo regulamento de primárias, na sequência de polémicas na escolha de Francisco Paupério para cabeça de lista nas eleições europeias, que motivou um grupo de trabalho para alterar as regras deste processo utilizado pelo Livre para escolher candidatos.

Com as novas regras, as pessoas inscritas para votar que não sejam membros ou apoiantes do Livre – as duas formas de militância no partido – votam apenas na primeira volta no caso de primárias com duas voltas, e na volta única nos casos em que não há segunda volta.

Outra das alterações estabelece que a soma das pontuações atribuídas a cada candidatura por cidadãos externos ao partido “não pode exceder 50% a soma das pontuações de todos os membros e apoiantes do Livre nessa candidatura”.

O novo regulamento estipula ainda que nas primárias do Livre podem votar além de membros e apoiantes, qualquer pessoa maior de 16 anos, que tem agora de passar a subscrever um “manifesto público de apoio” ao partido.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE