O asteroide 2014 TN17, classificado como “potencialmente perigoso” pela NASA, vai realizar a passagem mais próxima da Terra em quase 300 anos.
Esta quarta-feira, 26 de março, o asteroide, que tem um tamanho comparável à Sagrada Família em Barcelona ou à Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, irá aproximar-se do nosso planeta a uma velocidade impressionante de cerca de 77.300 km/h.
Com cerca de 165 metros de largura, o 2014 TN17 tem um tamanho ligeiramente inferior à altura da famosa catedral de Barcelona, que atinge os 172 metros. Em termos mais familiares, o asteroide é do tamanho aproximado dos estádios de futebol dos “três grandes” clubes portugueses.
PUBLICIDADE
A NASA tem classificado este asteroide como “potencialmente perigoso” devido ao seu tamanho e às passagens frequentes que faz perto da Terra. No entanto, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) já garantiu que não há qualquer risco de colisão. O 2014 TN17 vai passar a cerca de 5,1 milhões de quilómetros do nosso planeta, uma distância que, embora pareça grande, é cerca de 13 vezes superior à distância da Terra à Lua. Esta será a aproximação mais próxima do asteroide em quase três séculos, popde ler-se no ZAP.
Durante o sobrevoo, o asteroide será monitorizado por radar, nomeadamente pelo sistema Goldstone Solar System Radar (GSSR), localizado na Califórnia, que se especializa na observação de objetos próximos do nosso sistema solar.
Atualmente, existem cerca de 2.500 asteroides classificados como potencialmente perigosos. Embora alguns se aproximem consideravelmente da Terra, não há previsão de que colidam com o nosso planeta no futuro próximo. No entanto, outros asteroides, como o 2024 YR4, que poderia ameaçar a Terra em 2032, e o Apophis, conhecido como o “deus do caos”, que passará muito perto do nosso planeta em 2029, continuam a gerar preocupações entre os cientistas.
PUBLICIDADE