Mundo

Confirmados dois mortos no sul de Espanha devido a mau tempo

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 semanas atrás em 19-03-2025

Pelo menos duas pessoas morreram e uma está desaparecida no sul de Espanha por causa do mau tempo que atingiu o país na segunda e na terça-feira, segundo um novo balanço divulgado hoje pelas autoridades locais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Os dois mortos confirmados são um casal cujo carro em que seguiam foi arrastado por uma enxurrada na terça-feira de manhã, junto a um curso de água na localidade de Constantina, Sevilha, na região da Andaluzia.

PUBLICIDADE

Os bombeiros resgataram o corpo de uma das vítimas na terça-feira à tarde e hoje revelarem ter localizado o segundo cadáver, confirmando assim as duas mortes.

Outro homem está desaparecido desde a tarde de segunda-feira em Añora, Córdoba, igualmente na Andaluzia.

Segundo as autoridades locais, o homem saiu de bicicleta e não regressou a casa.

A Andaluzia, que tem fronteira com o sul de Portugal, assim como a região vizinha de Múrcia, foram especialmente atingidas por chuvas intensas na segunda e na terça-feira, que provocaram o transbordo de vários cursos de água.

As chuvas – associadas à depressão Laurence, que influenciou a meteorologia na Península Ibérica nos últimos dias, incluindo em Portugal – levaram à suspensão das aulas numa dezena de escolas de Málaga (Andaluzia) e mais de 30 estradas foram cortadas na região, incluindo um troço de 32 quilómetros da autoestrada que liga Sevilha a Cádiz que foi reaberto hoje durante a manhã.

O transbordo de rios levou à evacuação de perto de 370 habitações em Málaga, segundo o governo regional da Andaluzia, que revelou que todas as pessoas regressaram já às suas casas.

Na zona de Huelva e Córdoba houve também cortes de linhas de comboio e bombeiros e outras autoridades locais revelaram que foram resgatadas várias pessoas arrastadas ou presas dentro de carros pelas águas e correntes.

Também em Múrcia foram resgatadas nove pessoas que estavam presas dentro de carros por causa das águas das chuvas, disseram os serviços de proteção civil da região.

O temporal Laurence afastou-se já do sul de Espanha e os alertas e avisos da proteção civil e dos serviços de meteorologia espanhóis desceram hoje de nível.

No entanto, uma nova depressão (Martinho) deverá atingir a região a partir de quinta-feira, assim como o resto da Península Ibérica, segundo os serviços de meteorologia espanhóis, que avisam para mais chuva e ventos fortes.

As chuvas dos próximos dias deverão afetar, em especial, em Espanha, as regiões da Andaluzia, Extremadura e Castela e Leão, todas na fronteira com Portugal, segundo as previsões da Agência Estatal de Meteorologia espanhola.

Quanto ao temporal Laurence, está a provocar ainda hoje chuvas em algumas zonas da costa do Mediterrâneo de Espanha, sobretudo na Catalunha e na Comunidade Valenciana (norte e leste do país).

Em 29 de outubro de 2024, mais de 220 pessoas morreram em inundações em Espanha, na região da Comunidade Valenciana.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE