Região

 Pink & White Spring Fest’2025 e Expofacic marcam agenda de eventos de Cantanhede 

Notícias de Coimbra | 5 horas atrás em 16-03-2025

A revelação de cinco artistas que integram o cartaz de espetáculos da 33.ª edição da Expofacic, que decorre de 31 de julho a 10 de agosto, e a apresentação do Pink & White Spring Fest’2025 – Mostra de Rosés e Brancos da Região de Coimbra, que se realiza em Cantanhede a 17 de maio, foram os destaques da presença do Município de Cantanhede na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que terminou este domingo.

A presença naquela que é a maior feira nacional do setor decorreu no âmbito de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra. 

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À apresentação da agenda de eventos para 2025 juntou-se a divulgação do roteiro dos Museus da Cidade, uma proposta cultural imperdível que integra o Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede e o Museu da Pedra (apresentados por Carlos Gregório), e o Museu LOAD ZX (por João Diogo Ramos).

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Na sessão de apresentação, realizada na passada sexta-feira, 14 de março, no stand da CIM Região de Coimbra, a presidente da autarquia cantanhedense, Helena Teodósio, destacou a importância das parcerias na promoção turística de “um território que proporciona experiências diversificadas muito gratificantes”.

O papel da autarquia passa por envolver o mais possível os agentes económicos do setor e também, claro, pela cooperação efetiva com todas as entidades que direta ou indiretamente podem contribuir para o incremento do turismo no território, particularmente a Turismo de Portugal, a Turismo do Centro Portugal e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”, referiu.

Ainda de acordo com a presidente da Câmara, existe “a perceção de que o Município regista um crescente afluxo de visitantes e nós queremos acentuar o mais possível esse processo, criando condições para incrementar o valor acrescentado da oferta, em benefício das empresas e das pessoas que trabalham no setor”.

Momento especialmente aguardado foi a apresentação da 33.ª edição da Expofacic, nomeadamente a divulgação dos primeiros nomes do cartaz musical. A maior novidade foi, de resto, a abertura do certame pelo grupo Os Quatro e Meia, a 31 de julho. Seguem-se os Xutos e Pontapés (2 de agosto), Tony Carreira (3 de agosto), Calema (6 de agosto) e os brasileiros Menos é Mais (10 de agosto).

Mas nem só de música se faz a “maior feira-festa do país”, conforme evidenciou Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia e presidente do conselho de administração da INOVA-EM.

A Expofacic tem inúmeros motivos de atratividade fruto de uma programação eclética, com uma componente musical de referência, mas também uma pujante área de negócios, do setor agrícola e de artesanato nacional e internacional, grandes exposições e uma irresistível gastronomia. Estamos a falar de uma feira com muitas feiras dentro”, resumiu.

Ainda de acordo com Pedro Cardoso, para o êxito da Expofacic muito contribui a “aposta efetiva” na sustentabilidade e na segurança, áreas que “refletem o intenso trabalho na valorização do certame”. “O nosso grande selo da qualidade é a preferência de quem nos visita”, enfatizou.

Já o Pink & White Spring Fest’2025 foi apresentado pelo vereador Adérito Machado e por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Associação Rota da Bairrada.

Trata-se de um evento onde se vão promover os vinhos rosés e brancos da região, espumantes incluídos, e que posiciona Cantanhede como local incontornável na agenda dos grandes eventos nacionais de vinho, estando está em linha com a política seguida pelo Município de reforço da identidade vitivinícola do território.

A promoção turística de Cantanhede na BTL contou também com a apresentação um vídeo promocional sobre as praias do concelho, a atuação do duo cantanhedense Plano V e um momento de degustação de produtos locais, pela Escola Técnico-Profissional de Cantanhede.

Cooperaram ainda com o Município nesta apresentação diversas empresas de hotelaria, restauração e produtores de vinho que acederam a serem incluídas no pacote de vouchers que foram distribuídos na BTL.

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