A “Elite Quebra Costas Internacional” vai realizar-se no próximo sábado, dia 15 de março, com início marcado para as 9:00.
Os 700 bombeiros inscritos vão subir do Arco de Almedina à Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC), vestidos com o equipamento de proteção individual (EPI), que pesa cerca de 30 quilos, e o desafio é conseguirem fazê-lo no menor tempo possível, procurando bater o recorde de 2 minutos e 42 segundos, detido pelo bombeiro dos Sapadores de Coimbra, Paulo Costa.
A prova “Elite Quebra Costas Internacional”, organizada pela CM de Coimbra, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai decorrer no próximo sábado, dia 15 de março, e foi apresentada esta terça-feira, 11 de março, em conferência de imprensa, pelo vereador Carlos Matias Lopes, pelo comandante Paulo Palrilha e peloo adjunto do comandante, Carlos Carecho.
PUBLICIDADE
Trata-se de uma “subida épica”, avançou o veredor da autarquia Carlos Lopes.
A prova vai contar com a participação de “700 bombeiros, de 17 distritos de Portugal continental. Apenas Bragança ainda não participa nesta edição”, lembrou o comandante da corporação, Paulo Palrilha.
Ao longo da manhã, os bombeiros inscritos vão realizar o percurso entre o Arco de Almedina e a Porta Férrea da UC, totalizando 500 metros, um desnível de 113 metros e um declive de cerca de 15%, equipados com EPI de combate a incêndios urbanos e industriais e respetivos acessórios, que tem um peso total de cerca de 30 quilos.
O objetivo é bater o recorde das duas primeiras edições, que pertence ao bombeiro da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Costa, com o tempo de 2 minutos e 42 segundos.
A concentração está marcada para as 8:00, na Praça do Comércio, e as provas têm início às 9:00.
Os participantes vão percorrer, em contrarrelógio, uma distância de cerca de 500 metros, com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%, equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas de incêndio urbano e industrial, cogula (devidamente colocada e mantida até ao final da prova), luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório.
Pela primeira vez, a nível internacional, a prova vai ter quatro bombeiros do sul da Polónia, representando os Bombeiros de OSP Giedlarowa, Katarzyna Jakubek, Patryk Paul, Agata Mach e Piotr Bałut.
A competição deste ano vai contar, ainda, com quatro bombeiros de Santiago de Compostela, em Espanha, um representante de Fortaleza, no Brasil, e uma bombeira romena que pertence aos Bombeiros de Ericeira.
A entrega de prémios, medalhas e troféus, vai ter lugar às 13:00 no Pátio das Escolas da UC.
O evento é aberto ao público e a comunidade está convidada a interagir com os bombeiros, conhecer de perto o seu trabalho e compreender melhor a importância da sua atuação na segurança da sociedade.
PUBLICIDADE