O tradicional Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio está de volta a Montemor-o-Velho para mais uma edição. Com a escassez da lampreia, uma iguaria muito apreciada, o evento recomenda a reserva antecipada deste prato e incentiva a sua partilha.
“É a palavra-chave deste festival. Partilhem, há uma escassez notória de Lampreia”, refere Emílio Torrão, acrescentando que o melhor é convidar “as pessoas a vir ao Festival do Arroz e da Lampreia, não para comer a dose completa, mas só para degustar, matar o vício”.
O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho avança também que, quem quiser comer lampreia, precisar de reserva. “Essa é uma condição obrigatória de quem quer vir por seguro ao festival”, explica, referindo que “dada a escassez de lampreia, naturalmente que as pessoas que se deslocam de longe ou mesmo de perto, têm que ter a garantia de que têm um prato à sua espera.”
PUBLICIDADE
Veja o direto:
Claro que, para além da lampreia, há diversas outras iguarias que poderá provar neste festival. Enguias, peixe do rio frito, arroz de cabidela, arroz doce, arroz de feijão com pataniscas, hortícolas da Gândara e petiscos tradicionais são alguns dos exemplos.
Deste modo, nos dias 14,15,16,21,22 e 23, a tenda do festival será o ponto de encontro para quem quer experimentar os sabores do campo e do rio. O espaço contará com cinco tasquinhas e três petisqueiras, 2 palcos, 6 stands de doçaria e 7 bares, assim como uma área com 15 bancas de artesanato e 16 stands institucionais e de comércio e serviços.
Mas a experiência não se esgota aqui. Durante todo o mês poderá também ir a um dos sete restaurantes aderentes (Tasca da Mariana, Meco Restaurante, O Refúgio do Paul, Casa Arménio, O Pimpão, O Serrado e o Mosteiro) e experimentar a gastronomia da região.
Para além da vertente gastronómica, muito apreciada, este festival comporta também uma vertente artística. Em 2025, o cartaz de espetáculos conjuga nomes de âmbito regional e nacional, como Saúl e Underice (14 de março), Para sempre Marco (15 de março), Marotos da Concertina (16 de março), Noite Concelhia de Fado (21 de março), Mimicat e Jabalizes (22 de março) e Sax & Companhia (23 de março).
Com uma programação para todas as idades, o Festival do Arroz e da Lampreia promove ainda diversas atividades, entre eles a iniciativa “Minichefe”, dirigida para crianças entre os 6 e 12 anos, e que desafia os mais novos a aprender sobre os produtos locais. Este ano, a iniciativa contará com a ajuda de Luís Costa, participante do Masterchef Portugal, no dia 16 de março, e da Funny Cook de Mafalda Teixeira, no dia 23 de março.
Nos dias 15 e 23 de março, entre as 15:00 e as 18:00, irá se realizar a “Hora do Arroz doce” que tornará ainda mais saborosa a visita ao festival. Nesta iniciativa, o público assume os comandos da cozinha e, sem revelar os seus segredos, dá a conhecer as suas receitas de família.
Por fim, o festival vai promover, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, um seminário sobre “Espécies Invasoras no meio aquático”, que acontecerá dia 21 de março.
A entrada é livre.
Veja o direto:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE