Cinco mulheres que se bateram pelo direito à igualdade irão ser homenageadas, sábado à tarde, em Coimbra (Casa Municipal da Cultura).
O evento, da responsabilidade da Concelhia das Mulheres Socialistas de Coimbra, conta com intervenções a cargo de um naipe de oradores onde avulta António Campos (co-fundador do PS).
No âmbito do “Dia Internacional da Mulher”, é prestada homenagem a Andrée Crabbé Rocha, Nídia Salgueiro, Rosa Castro Pita, Teresa Coimbra e Teresa Alegre.
PUBLICIDADE
Falecida há 22 anos, Andrée Rocha, que era viúva do escritor Miguel Torga, foi professora universitária e ensaísta; Nídia Salgueiro, recentemente falecida, foi enfermeira-chefe nos antigos HUC e leccionou na Escola de Enfermagem de Ângelo da Fonseca.
Rosa Pita, que se destacou como sindicalista no âmbito da UGT, morreu em Maio de 2023.
Teresa Alegre, que morreu em Novembro de 2024, foi professora do ensino secundário, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra e deputada à Assembleia da República.
Natural de Coimbra, Teresa Coimbra, ex-professora, tornou-se figueirense, foi deputada à Assembleia da República e autarca.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE