Primeira Página

Património gastronómico da região com selo Politécnico de Coimbra

António Alves | 1 mês atrás em 07-03-2025

O Politécnico de Coimbra (IPC) vai ser a entidade responsável pelo Observatório Gastronómico da Região de Coimbra.

Este projeto insere-se no Coimbra Região Gastronómica que une a escola de ensino superior à Comunidade Intermunicipal. O protocolo foi assinado sexta-feira na sede do IPC, tendo o presidente Jorge Conde realçado a importância que este projeto tem para a instituição de ensino superior.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações ao Notícias de Coimbra, afirmou que o IPC tem um longo historial nesta temática com a criação da primeira licenciatura a nível nacional.

PUBLICIDADE

“Para além disso, fazemos algum trabalho de investigação nesta área, naquilo que é o património gastronómico do país e, portanto, fazia todo sentido, com este desafio da Comunidade Intermunicipal, que nós fôssemos a instituição académica deste projeto”, referiu.

Na prática, o Observatório Gastronómico terá como objetivo “levantar o património histórico da gastronomia da região, ou seja, tentar perceber, de alguma forma, como é que podemos preservar esse mesmo património, porque o tempo tem tendência para adulterar as coisas, para simplificar as coisas e há coisas que não se podem simplificar”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Jorge Conde

Do lado da Comunidade Intermunicipal, o vice-presidente Luís Paulo Costa referiu que “este projeto pretende continuar a valorizar aquilo que são os nossos recursos direcionados para a área do turismo e, particularmente, o que tem a ver com a gastronomia e enoturismo”.

“Queremos destacar e potenciar aquilo que é a atratividade conferida pela nossa gastronomia, que é uma gastronomia de excelência, e também por aquilo que é a oferta, nomeadamente a nível de vinhos, com os vinhos do Dão e da Bairrada”, disse.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Luís Paulo Costa

O Coimbra Região Gastronómica é um projeto que junta a CIM Região de Coimbra e o IPC e está ancorado nos recursos endógenos presentes no território, complementado por uma rede de agentes e parcerias colaborativas, garantindo a sua sustentabilidade.

Pretende ser um convite para uma viagem à Região de Coimbra sobre o mote da gastronomia, recheada de história na nossa terra e das nossas gentes, desde o mar à serra, do urbano ao rural, valorizando a identidade, a diversidade e a autenticidade do território.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE