Educação

Curso quer atualizar conhecimentos de professores de História do básico e secundário

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 semanas atrás em 07-03-2025

Professores de História do ensino básico e secundário dispõem a partir de hoje de uma formação para atualizarem conteúdos da disciplina, tendo em conta os progressos das ciências históricas das últimas décadas, informou o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Os primeiros Encontros com História do Iscte serão uma oportunidade para cerca de uma centena de docentes já inscritos renovarem perspetivas sobre os períodos nacionais e internacionais que dão nas suas aulas “à luz das mais recentes investigações e produções académicas”, adianta o Iscte em comunicado.

PUBLICIDADE

“A forma como a História é ensinada no ensino básico e secundário tem sido profundamente afetada pela redução do tempo letivo dedicado à disciplina e pelo envelhecimento do corpo docente, que nem sempre tem acesso às abordagens historiográficas mais recentes”, afirmou Miriam Halpern Pereira, historiadora e professora emérita do Iscte e uma das responsáveis pela iniciativa, citada na mesma nota.

Em declarações à Lusa, Miriam Halpern Pereira adiantou que a formação também é aberta ao público, explicando: “Queremos promover um elo de transmissão entre a comunidade académica e todo esse universo do básico e secundário e ao público em geral”.

Segundo a historiadora, os manuais escolares “estão terrivelmente desatualizados e continuam a ter um conteúdo muitas vezes discutível, antiquado. Estranhamente não acompanharam todo enorme contributo da historiografia portuguesa das últimas décadas, de facto houve uma explosão de estudos sobre todo o conjunto da história portuguesa desde a idade média até à atualidade”.

Guerra e Paz: Portugal em contexto global é o primeiro tema a ser abordado e, segundo Maria Halpern Pereira, “vai tratar um tema da atualidade, mas numa dimensão temporal longa, percorrendo a história de Portugal nas várias épocas pelo menos desde a idade média”.

Para a historiadora, uma ideia interessante a utilizar na pedagogia das escolas é “fazer o contrário do que se costuma fazer, que é dar uma ênfase aos tempos mais recentes e partir do presente para o passado”.

Os primeiros Encontros com a História decorrem hoje e sábado em Sintra e estão acreditados pelo conselho científico-pedagógico da formação contínua como curso de 18 horas para os grupos disciplinares de História e Geografia de Portugal e História.

A iniciativa é organizada pelo núcleo de divulgação de estudos académicos de História do CIES – Iscte, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE