Saúde
Rovisco Pais galardoado com o Prémio Práticas em Telemedicina no SNS
No âmbito das iniciativas de dinamização da implementação da Telemedicina no Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) juntamente com o Grupo de Trabalho de Telemedicina (GTT) que integra a Comissão de Acompanhamento da Informatização Clínica, promoveu o Prémio “Boas Práticas em Telemedicina no SNS”.
PUBLICIDADE
O Presidente da SPMS, Prof. Henrique Martins, entregou ao Presidente do Conselho de Administração do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais (CMRRC-RP), Dr. Victor Lourenço, uma menção honrosa de Boas Práticas em Telemedicina, pelo trabalho desenvolvido na área da telemedicina com o projecto Via Verde da Reabilitação do AVC.
O prémio “Boas Práticas em Telemedicina no SNS” entregue no 3º Encontro Nacional de Telemedicina que decorreu no dia 30 de Junho de 2016 inserido no LISBON – eHealth Summer Week, tem como objetivo destacar e galardoar a equipa que mais contribuiu para a prossecução dos objetivos do GTT, nomeadamente a promoção e dinamização das áreas metodológicas em que a telemedicina está a ser desenvolvida: Telemonitorização, Teleconsultas em tempo real e Teleconsultas em diferido (rastreio).
A atribuição do Prémio ao CMRRC Rovisco Pais passou pelo seu contributo ao desenvolvimento da Rede de Telemedicina no SNS através da sua atuação e das posições públicas que assumiu neste domínio tão relevante para a melhoria da equidade de acesso aos cuidados de saúde.
O Projecto Via Verde da Reabilitação do AVC é desenvolvido entre o Serviço de Reabilitação Geral de Adultos (RGA) do CMRRC Rovisco Pais e os Serviços de Neurologia e de Medicina Física e de Reabilitação do CHUC. Este projecto teve arranque em maio de 2016 e terá a duração de 12 meses, procurando testar este conceito de inclusão da Reabilitação no fluxograma tradicional da Via Verde do AVC e a dinâmica instituída com recurso à Telemedicina.
Este projecto que permite a desejável Reabilitação em continuum na janela terapêutica de maior recuperação (primeiros 3 meses após o AVC) tem como inovações a inclusão da Reabilitação na Via Verde do AVC, a triagem pela NOC da DGS nº 54/2011, a Reabilitação pós-AVC o mais precoce possível e sem interrupções e a triagem e referenciação por telemedicina. Todas estas inovações e o projecto no seu global traduzem-se na optimização dos resultados de recuperação.
Related Images:
PUBLICIDADE