Vamos
E o melhor sítio para celebrar o Carnaval é… no Centro de Portugal! Descubra tudo

Imagem: Depositphotos.com
O Carnaval no Centro de Portugal é um dos eventos mais procurados pelos foliões. Por toda a região as festividades carnavalescas saem à rua, com grandes corsos. Há bailes de máscaras, concertos e DJs.
Acredita-se que a origem do Carnaval se deu na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C, no qual os gregos celebravam seus deuses. Nessas festas, era valorizada a inversão da ordem, onde as pessoas podiam esconder, trocar de identidade ou adquirir funções socialmente diferentes das que tinham.
Com a ascensão do Cristianismo as festas pagãs ganharam um novo significado, de tal forma que, durante a Idade Média as festas do carnaval tinham início no Natal e prolongavam-se até à Quaresma. Diz a história que foi no século XVIII que, em Itália, surgiram os primeiros Bailes de Máscaras.
PUBLICIDADE
Cidades como Florença e Veneza competem ainda hoje pelas mais exuberantes festas de carnaval, realizadas em magníficos palácios, construídos e decorados por mestres renascentistas. Afirmam os historiadores, que o conceito do Carnaval Moderno – com desfiles, danças e fantasias -, nasceu em Paris e daí foi exportado para o mundo.
Antigamente chamado de Entrudo, os primeiros registos do Carnaval em Portugal datam de 1252, por altura do reinado de D. Afonso III. O Carnaval faz hoje parte da identidade cultural lusitana e, no Centro de Portugal, encontramos um vasto e rico conjunto de celebrações carnavalescas, com registos muito diferentes, que acabam por ser o reflexo da cultura de cada uma das suas comunidades.
Do litoral ao interior, nas cidades, vilas e aldeias, as pessoas unem-se em torno destas celebrações. Prepararam carros alegóricos, ensaiam em escolas de samba, preparam disfarces, cartazes e músicas com sátiras políticas e sociais… E as críticas, por vezes, são mordazes, mas muito divertidas!
Afinal, e como diz a tradição, “É Carnaval, ninguém leva a mal”!
O Centro de Portugal, marca da diversidade, é também o reflexo desta mistura de culturas e tradições. Aqui, há de tudo, para todos os gostos!
O destaque deste ano vai para o Carnaval de Torres Vedras, um dos Carnavais mais antigos e autênticos do país que comemorou em 2023 os seus 100 anos.
Igualmente divertidos e animados são os tradicionais Carnavais de Ovar, Estarreja, Mealhada, Figueira da Foz, Nazaré e Alcobaça, entre tantos outros!

Se porventura gosta deles genuinamente portugueses, onde ainda se sentem as tradições ancestrais, imperdíveis serão o “Dança dos Cus”, uma tradição secular em Cabanas de Viriato, o Entrudo Tradicional das Aldeias do Xisto de Góis, ou o Carnaval de Canas de Senhorim e Nelas.

Para além destes, pode divertir-se nestas localidades, segundo a Turismo do Centro de Portugal.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE