Ação insere-se nas comemorações dos 735 anos da Universidade de Coimbra (UC).
A instituição de ensino superior conimbricense assinala no sábado, 1 de março, 735 anos. Para dar início às comemorações, está previsto para as 10:00 uma ação de team building no Paço das Escolas e que culminará com a realização de um logotipo humano comemorativo do aniversário.
O programa contempla ainda a entrega do Prémio UC ao humorista Herman José. A cerimónia tem lugar a partir das 14:30 na Sala dos Capelos.
PUBLICIDADE
Nesta tarde serão ainda entregues as cartas doutorais aos novos doutores e dhomenagem aos novos jubilados e aposentados, bem como também será prestado tributo aos novos professores Eméritos da Universidade de Coimbra, título instituído para distinguir docentes e investigadores, pela ação e prestígio no campo académico e/ou científico e pela contribuição para a projeção nacional e internacional da UC.
Vão receber a medalha e diploma 11 docentes: António Dias de Figueiredo, Bernardete Ribeiro, Carlos Fiolhais, Christopher Brett, Domingos Xavier Viegas, José Dias Urbano e Teresa Vieira (Faculdade de Ciências e Tecnologia); Carlos Fortuna (Faculdade de Economia) e Maria de Fátima Silva e Maria Luísa Portocarrero e Lúcio Cunha (Faculdade de Letras).
O programa comemorativo do Dia da UC inclui, às 17:30, a inauguração na Sala do Exame Privado de um busto do rei D. Dinis e de uma exposição relativa ao processo de reconstituição do rosto do monarca.
O busto retrata o rosto revelado em janeiro, após um longo projeto multidisciplinar de reconstituição da imagem do rei (fundador da Universidade de Coimbra), sob coordenação científica de Eugénia Cunha, docente e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.
Pelas 21:30, a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra sobe ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente, para interpretar o concerto de abertura da XXVII Semana Cultural da UC, Poesis et Symphonia.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE