Coimbra

Coimbra recebe a maior mostra de doçaria do país

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 25-02-2025

A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra, agendada para março, vai contar com quase 50 doceiros, nacionais e internacionais, tornando o evento no maior do país em número de expositores.

Na 14.ª edição, a iniciativa reúne 48 doceiros e é assim “a maior mostra de doçaria do país em número de expositores”, com uma representação de norte a sul de Portugal e, pela primeira vez, com a presença de Açores e Madeira, bem como de representantes internacionais, anunciou hoje o chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Rafael Nascimento.

PUBLICIDADE

publicidade

O certame conta, a nível internacional, com ‘stands’ de Espanha (Salamanca, Zamora e Santiago de Compostela) e França (Aix-en-Provence).

PUBLICIDADE

A XIV Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra acontece nos dias 22 e 23 de março, em diferentes valências do Convento São Francisco (CSF).

Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, ao final da manhã de hoje, Rafael Nascimento explicou que uma das novidades desta edição é a abertura do Claustro do CSF para receber a iniciativa.

O espaço irá acolher doceiros e contará com uma zona ‘lounge’, visando, além de segurança e conforto, “abrir ao público o contacto e a possibilidade de usufruir de um património” que o Convento tem.

Ao longo do fim de semana dos dias 22 e 23 de março, para além dos doces e de duas cervejeiras artesanais, o público poderá desfrutar de atividades como ‘workshops’, sendo um deles dirigido a crianças, no domingo, e de uma programação artística, estando prevista a realização de dois espetáculos.

Encomendado pelo Município, o CSF recebe, no sábado, a estreia de “A poesia é para comer – volume II”, de Pedro Lamares e do ‘chef’ Luís Lavrador, com bilhetes à venda a partir de hoje, e, no domingo, o espetáculo interativo de ‘stand-up comedy’ “Aleixo Amigo – um show muito seu amigo ao vivo” (já esgotado).

O programa conta ainda com oficinas de conhecimento e degustação, dinamizadas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e pela Associação de Doceiros de Coimbra, assim como a atividade “Doçuras geminadas”, que também acontece pela primeira vez e onde o público poderá descobrir o modo espanhol de produzir tarte de amêndoa.

Além de animação permanente, a Mostra vai “valorizar o património imaterial”, com exposição de artesanato.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, ao longo da conferência, defendeu que eventos deste tipo “só são possíveis com parcerias”, revelando o investimento de 63 mil euros.

“A Mostra tem vindo a crescer, a invadir outras partes do Convento”, afirmou o autarca, realçando a implementação da taxa turística, “uma fonte de receita saudável”, para fomentar eventos que tornem Coimbra mais atrativa.

A XIV Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra vai decorrer no Convento São Francisco, entre as 14:00 e as 22:00 no dia 22 de março e entre as 10:00 e as 20:00 do dia seguinte.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE