A Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) entregou hoje, na Guarda, 98 equipamentos informáticos a 13 bibliotecas municipais da região para promover maior acessibilidade ao conhecimento.
“As nossas bibliotecas trabalham muito bem em rede, têm feito um trabalho muito bom. Com a entrega deste material queremos reforçar a sua adaptação às novas exigências tecnológicas e promover uma maior acessibilidade ao conhecimento”, disse Luís Tadeu, presidente da CIMRBSE, à agência Lusa.
Outro propósito é contribuir para que a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE) “tenha mais utilizadores e melhorar a sua experiência, porque estes equipamentos são para serem usados pelos utentes, não pelos técnicos das bibliotecas”.
PUBLICIDADE
A cerimónia de entrega decorreu na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.
A aquisição dos computadores e catálogos integrados, bem como a respetiva atualização dos programas informáticos, resultou de um investimento da ordem dos 106 mil euros, financiados integralmente pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
O levantamento das necessidades das bibliotecas da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), que também integra as bibliotecas do Politécnico da Guarda e da Universidade da Beira Interior, foi efetuado pela Direção-Geral do Livro e dos Arquivos (DGLA).
“Os equipamentos foram distribuídos de acordo com esse levantamento e em função das necessidades que cada biblioteca manifestou na altura”, acrescentou Luís Tadeu.
Dos 15 concelhos da CIMRBSE apenas Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal não foram contemplados com este matéria informático porque as respetivas bibliotecas municipais ainda não integram a rede nacional de bibliotecas públicas nem a rede intermunicipal.
Os equipamentos foram adquiridos no âmbito da Medida C04-i01-m01- Modernização da Infraestrutura Tecnológica da Rede de Equipamentos Culturais, integrada na componente de investimento RE-C04-i01 – Redes Culturais e Transição Digital do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A sessão decorreu na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL).
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE