O Papa Francisco encontra-se internado e chegou mesmo a assumir que pode estar perto da morte.
Em 2017, antes de adoecer, planeou todos os detalhes para as suas cerimónias fúnebres, de acordo com a Sábado.
Agora, com 88 anos, volta a encontrar-se em “estado crítico“ devido a uma pneumonia e terá também já recebido transfusões de sangue associadas a uma anemia.
PUBLICIDADE
Dita a tradição que o corpo do Santo Padre deverá ser depositado em três caixões, de cipreste, chumbo e carvalho, numa cerimónia no Vaticano, à qual devem comparecer milhares de fiéis e líderes religiosos. Mas este pretende ser depositado apenas num caixão. Não descarta que o seu funeral seja em Roma, mas pediu que algumas regras fossem alteradas.
A morte deverá ser anunciada numa capela privada, ao contrário do local que era anteriormente designado para esse efeito: o quarto do defunto.
A mesma publicação indica que o Sumo Pontífice também já terá decidido onde pretende ser enterrado. Os seus antecessores estão sepultados na Basílica de São Pedro, Francisco escolheu a Basílica de Santa Maria Maior, também em Roma, pela sua devoção a Nossa Senhora das Neves.
Francisco pediu ainda uma outra alteração, que diz respeito ao momento em que o seu corpo será venerado na Basílica de São Pedro. Anteriormente, o corpo deveria ficar exposto num altar. Mas este pretende que esteja já dentro do caixão, com a tampa removida.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE