Vamos

Há uma nova exposição para visitar em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 20-02-2025

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) inaugura, no próximo sábado, a exposição “Um Silabário por Reconstruir”, que se integra num projeto nacional da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

“Um Silabário por Reconstruir” é o mote para um projeto nacional, liderado pelo Município de Coimbra, desenvolvido no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e financiado pela Direção-Geral das Artes. Com inauguração agendada para o dia 22 de fevereiro, em dois momentos, o primeiro às 15:30, no CACC, a que se seguirá uma performance, às 17:00, na Sala da Cidade, o antigo refeitório do Mosteiro de Santa Cruz, a mostra tem curadoria de José Maçãs de Carvalho e Joana Oliveira Borges e vai estar patente até ao dia 18 de maio.

PUBLICIDADE

publicidade

Este projeto inclui uma parceria do Município de Coimbra com os Municípios de Óbidos e Elvas e com a Culturgest, viabilizando a circulação de obras da CACE, do MACE e da Culturgest. Depois de Coimbra, as exposições serão apresentadas no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, na Galeria NovaOgiva, em Óbidos, e na Culturgest, no Porto, com o objetivo da disseminação da arte contemporânea no território nacional. Para cada um dos diferentes espaços, ao curador geral associam-se jovens curadores ligados a esses territórios.

PUBLICIDADE

As quatro exposições partem de um conjunto de 120 obras de 80 artistas nacionais e estrangeiros, da Coleção de Arte Contemporânea do Estado em depósito no CACC, as novas aquisições (2019-2022) da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, obras da Coleção Caixa Geral de Depósitos e da Coleção António Cachola. Todavia, para cada uma das exposições serão realizadas seleções diferenciadas, de acordo com os curadores e espaços. Este projeto integrará, também, uma publicação alargada com apresentação das obras e textos de reflexão em torno do processo criativo e dos autores. 

Em Coimbra, “Um Silabário por Reconstruir” inclui obras de Álvaro Lapa, Ana Jotta, Ana Rito, Andreia Santana, Catarina Dias , Dalila Gonçalves, Gonçalo Barreiros, Jorge Martins, Jorge Molder, João Louro, Julião Sarmento, Miguel Branco, Pedro Casqueiro, Rosa Carvalho e Rui Sanches no CACC e Rui Chafes e Vera Mota na Sala da Cidade.

A exposição reflete, também, o compromisso de Coimbra em promover a arte contemporânea como pilar essencial da cultura nacional. 

“Um Silabário por Reconstruir” pode ser visitada no CACC de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. Já na Sala da Cidade, pode ser visitada de terça a sábado, das 13:00 às 18:00.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE