Vamos

Tudo o que já sabemos sobre as próximas atividades na Biblioteca Carlos Fiolhais

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 19-02-2025

Até ao mês de abril a Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais vai receber um conjunto de atividades que incluem apresentação de obras literárias, projetos culturais, palestras e uma conferência comemorativa do Dia Mundial da Água.

O programa de atividades foi apresentado esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, pelo investigador Carlos Fiolhais e pelo presidente da Águas de Coimbra, Alfeu Sá Marques.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa já começou no dia 5 de fevereiro com a apresentação do livro infantil “No Mundo dos Porquês. A Ciência Cantada e Contada”, com espetáculo musical, de Daniel Completo e Carlos Fiolhais, para público infantil.

PUBLICIDADE

No dia 21 de fevereiro, pelas 18:00, o espaço vai receber a apresentação do Livro de Poesia “Rua do Arsenal”, de Ana Paula Jardim, e no dia 28 de fevereiro, pelas 18:00, será apresentado o projeto “Ephmera”.

Para o mês de março, a biblioteca Carlos Fiolhais receberá, a 7 de março, a Palestra-debate “Ainda vamos a tempo de salvar o nosso futuro na casa comum?”, com Viriato Soromenho Marques e moderação de Carlos Fiolhais.

Mais tarde, a 12 de março, poderá assistir à Palestra-debate “Ser Humano na Era da Inteligência Artificial”, com António Dias Figueiredo, e a 26 de março pode assistir à conferência comemorativa do Dia
Mundial da Água – “A gestão da água no contexto das alterações climáticas”. Esta conferência vai ter lugar no Auditório Laginha Serafim, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, pelas 10:00.

A programação continua depois a 27 de março, pelas 18:00, com Palestra-debate “Pacto
Nazi-Soviético”, com Manuel Fonseca.

Em abril, o espaço irá receber, nos dia 2, pelas 18:00, uma palestra-debate “Psiquiatria e
Literatura”, com Carlos Braz Saraiva e Cristina Robalo Cordeiro. Já no dia 3, pelas 15:00, Carlos Fiolhais dará uma palestra intitulada “Os Mistérios da Água”.

O espaço irá receber também, de 9 de abril a 7 de maio, uma exposição sobre arquitetura que está atualmente patente no Centro de Integração da Serra da Estrela.

É de recordar que a criação da Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais marcou um novo ciclo para este espaço, em 2024, no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Coimbra, a empresa municipal Águas de Coimbra e professor universitário e ensaísta, Carlos Fiolhais. Com este acordo, Carlos Fiolhais formalizou a doação ao Município de Coimbra da sua biblioteca, composta por mais de 40 mil documentos, permitindo o acesso público a esse espólio. O edifício da Antiga Estação Elevatória será, em breve, alvo de uma intervenção para criar as condições adequadas para este fim. 

Com esta iniciativa, a Águas de Coimbra e a Biblioteca Carlos Fiolhais reforçam o seu compromisso com a promoção da cultura, do conhecimento e da sensibilização para temas de interesse público. O programa, que foi hoje distribuído a todos os presentes, pode ser consultado em www.aguasdecoimbra.pt e nas redes sociais da Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais.

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE