Primeira Página
Moradores da Vila do Mato dizem “Queijo Aqui Não” em protesto contra incubadora em Tábua

O projeto da Incubadora do Queijo em Tábua, que irá funcionar na antiga Escola Primária da Vila do Mato, tem gerado descontentamento entre os habitantes locais.
O espaço, que ao longo dos anos tem sido utilizado para diversas iniciativas e eventos comunitários, está a ser transformado numa Queijaria Comunitária ou Incubadora do Queijo, o que tem causado receios na população.
Muitos moradores da Vila do Mato expressaram a sua preocupação através das redes sociais, utilizando a frase “Queijo Aqui Não” como forma de protesto, referindo que não são contra o investimento e o desenvolvimento das aldeias da região, mas sim contra a perda deste local, que têm visto como um ponto de encontro e de fortalecimento da vida comunitária.
PUBLICIDADE
A população apela à Câmara Municipal de Tábua para que leve em consideração a importância deste espaço para a comunidade e que procure uma solução que não comprometa as atividades que ali têm sido realizadas.
O projeto será apresentado na Tábua de Queijos e Sabores da Beira, que decorre este fim-de-semana.
Na apresentação do evento o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, frisou que se trata“ de “um projeto que tem ligação à Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), à Estrelacoop – Cooperativa Produtores de Queijo Serra da Estrela e ao Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE) do Queijo, numa estratégia de valorização do queijo certificado”.
A autarquia tenciona iniciar a construção da incubadora ainda no final do primeiro semestre deste ano, num investimento de cerca de 700 mil euros, suportado pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior Norte.
Ao NDC, o presidente da Câmara Muncipal disse que irá decorrer “uma reunião com a população esta quarta-feira”.
Ricardo Cruz garante que “não haverá corte de árvores” e que o espaço poderá continuar a ser utilizado como um ponto de encontro.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE