A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou ontem, 14 de fevereiro, a sua cirurgia robótica de urologia número 100. A instituição atinge este número seis meses após ter iniciado o seu Programa de Cirurgia Robótica, em julho do ano passado, e exatamente na especialidade onde teve início: Urologia.
O doente é um homem de 69 anos, com um cancro da próstata localizado e a cirurgia foi uma Prostatectomia radical por via laparoscópica assistida por robô. “A situação clínica foi avaliada e conclui-se que tinha indicação para terapêutica com intenção curativa. Discutidas as diversas opções, a equipa e o doente optaram por uma prostatectomia radical robótica”, explica Arnaldo Figueiredo, Diretor do Serviço de Urologia, acrescentando que “o principal objetivo é a cura do cancro, ou seja, um controlo oncológico. E depois a manutenção, tanto quanto possível, de qualidade de vida: primeiro do ponto de vista urinário, para manter a continência urinária, e depois também do ponto de vista sexual, tentando manter a função eréctil. Ou seja, há três objetivos principais: controlo oncológico, continência urinária e manutenção da função sexual. Foi, por isso, feita uma cirurgia com tentativa de preservadora de fecho vasculo nervoso”.
“Este sistema avançado permite procedimentos minimamente invasivos, melhorando a precisão cirúrgica e reduzindo o tempo de recuperação dos doentes: a cirurgia robótica permite uma ampliação da visão, uma melhor visualização das estruturas, permitindo uma tentativa de preservação mais fina”, explicou Arnaldo Figueiredo, frisando que “o fator determinante para os resultados continua a ser o cirurgião, o robô é um importante instrumento que o ajuda”. O especialista destaca ainda “o profundo e intensivo trabalho de formação e preparação das equipas multidisciplinares que trabalham com estes equipamentos robóticos”.
PUBLICIDADE
As restantes especialidades envolvidas no programa — cirurgia geral e ginecologia — encaminham-se a passos largos para chegar também às suas centésimas cirurgias. Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, frisa que “a Excelência Assistencial é um dos nossos eixos estratégicos. Atualmente, estamos a recuperar tempo na área da cirurgia robótica. Este número da especialidade de
urologia demonstra bem o empenho e a excelência da equipa com ganhos inegáveis para os nossos utentes, mostrando que esta é uma aposta ganha”.
Alexandre Lourenço destacou, ainda, que “a nossa aposta na cirurgia robótica é clara e diferenciadora. Pretendemos, ainda este ano, investir em novos equipamentos e envolver mais especialidades, como a ortopedia, otorrinolaringologia e cirurgia cardiotóráxica. Este é um programa verdadeiramente diferenciador com reflexo imediato na qualidade e segurança dos cuidados que oferecemos”.
O Programa de Cirurgia Robótica da ULS de Coimbra abrange, para já, as especialidades de Urologia, Cirurgia Geral e Ginecologia, mas o objetivo é que, num futuro próximo, se possa estender a outras especialidades. A expansão para a especialidade de Ortopedia está prevista para breve.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE