Mundo

Zelensky apela à criação de “exército europeu”

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 dias atrás em 15-02-2025

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou hoje em Munique à criação de um “exército europeu” como próximo passo na defesa do seu país contra a invasão russa e na proteção dos países do Velho Continente contra ameaças externas.

“Acredito sinceramente que chegou o momento de criar as Forças Armadas da Europa”, afirmou Zelensky no seu discurso no segundo dia da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Zelensky dar esse passo “não é mais difícil” do que aquilo que têm feito os ucranianos para enfrentar a Rússia.

PUBLICIDADE

“Não se trata apenas de aumentar as despesas com a defesa. O dinheiro é necessário, mas o dinheiro por si só não impede um ataque inimigo”, disse o Presidente ucraniano, insistindo que “não se trata de orçamentos”, mas da “defesa do país”.

E prosseguiu: “eu acredito na Europa. E vós deveis acreditar. E peço-vos que ajam, por vós próprios, pela Europa, pelos povos da Europa, pelas vossas nações, pelas vossas casas, pelos vossos filhos e pelo nosso futuro comum. Para isso, a Europa tem de se tornar autossuficiente, uma força comum unida, ucraniana e europeia”, reiterou, antes de salientar que a nova administração Trump abriu um período de incerteza na frente anti-russa.

“Se não o fizermos, quem é que os pode parar? Sejamos francos: hoje não podemos excluir a possibilidade de os Estados Unidos dizerem ‘não’ à Europa em questões que a ameaçam”, disse.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE