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Das guardas de linha para semáforos: o que muda nas zonas de atravessamento da Linha da Lousã
A ligação entre as estações de Lobazes e Miranda do Corvo, ambas no concelho mirandense, já tem instalado o sistema de barreiras semaforizadas para controlo do tráfego do futuro traçado do Metro Mondego.
Para além do equipamento ligado às cancelas, estas zonas de atravessamento rodoviário têm instaladas câmaras de vídeovigilância, as quais permitem ao controlador de tráfego da empresa pública confirmar que o sistema está a funcionar sem problemas.
A instalação das cancelas permite às viaturas elétricas efetuar testes de circulação entre as duas estações do Metro Mondego.
No caso de Lobazes, o sistema usado foi de colocação de cancelas nos dois lados do atravessamento rodoviário e pedonal, com os automobilistas e peões que ali passem a terem de se “guiar” pelos semáforos colocados antes das “intersecções”.
Todas as zonas já estão devidamente sinalizadas no asfalto com uma cor que se distingue do restante arruamento.
Recorde-se que, no caso do atravessamento de Lobazes, não existia qualquer tipo de cancela, com os moradores da zona a serem obrigados a parar e a cumprir a máxima “pare, escute e olhe”.
Noutras zonas, existiam as “guardas de linhas”. Eram funcionárias da CP que tinham como missão baixar ou levantar a cancela antes e depois da passagem do comboio da Linha da Lousã.
Veja a reportagem NDC na zona de atravessamento de Lobazes
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