Um acidente na Estrada Nacional 109, em Bom Sucesso, na Figueira da Foz, em julho de 2023, resultou na morte de um ciclista de 61 anos. Tanto a vítima quanto o condutor do automóvel envolvido apresentavam taxas de alcoolemia superiores ao permitido por lei.
O acidente deu-se na noite de 15 de julho de 2023, quando o ciclista atravessava a via na travessia para peões. O condutor, de 31 anos, que seguia no sentido Norte-Sul, não se apercebeu da presença do velocípede e embateu na vítima, que caiu sobre o para-brisas e foi projetada por pelo menos três metros. O ciclista sofreu lesões graves e acabou por falecer no hospital de Coimbra.
Os testes de alcoolemia, realizados quase duas horas após o acidente no Hospital Distrital da Figueira da Foz, revelaram que o condutor apresentava uma taxa de 0,97 g/l, enquanto o ciclista tinha 1,17 g/l. Para Vítor Gaspar, advogado da família da vítima, “a demora na realização dos testes é incompreensível, dada a gravidade do acidente”, pode ler-se no Correio da Manhã.
A acusação considera que o automobilista, ao conduzir sob efeito de álcool, “omitiu as mais elementares precauções de segurança”, não tendo reduzido a velocidade ao aproximar-se da passadeira. Enfrenta agora um processo por homicídio negligente.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE