A cantora Gisela João acaba de lançar o seu mais mais recente trabalho discográfico, “Inquieta”.
O disco contém um reportório cuidadosamente seleccionado: “A Morte Saiu à Rua”, “Vejam Bem”, “Que o Amor Não Me Engana”, “Balada de Outono” e “Canção de Embalar” de Zeca Afonso e “Os Bravos” (tema a que Tonicha também deu voz).
Mas há outros mestres escolhidos para este alinhamento. Desde logo José Mário Branco, o homem que cantou a “Inquietação” como ninguém, a mesma canção a que Gisela agora se entrega de forma tocante.
E há “E Depois do Adeus”, a famosa senha de uma revolução que eternizou Paulo de Carvalho; “Que Força é Essa, Amiga”, a pertinente reinvenção do clássico de Sérgio Godinho por essa outra voz libertária que é Capicua, companheira de tantas outras lutas de Gisela.
E há ainda uma versão arrebatadora de “Acordai”, o hino de Fernando Lopes-Graça, que tão bem traduziu esse despertar para um novo tempo, que tanto tardou, mas que inevitavelmente aconteceu.
Co-produzido por Gisela João e Luís “Twins” Pereira nos Twinville Studios, em Carcavelos, e com arranjos a que o guitarrista Carlos Rodenas Martinez também deu o seu particular e especial toque, “Inquieta” posiciona a voz de Gisela no centro, dando-lhe a luz certa em cada um dos temas, mostrando-a com todo o seu nobre grão, com as marcas de uma emoção funda que vive em permanência na sua garganta.
Ao seu redor, guitarras, pianos e atmosferas deslizam sem se imporem, respeitando a singular beleza melódica e harmónica de cada um dos temas, mas levando-os também a novos lugares, num equilíbrio sofisticado entre o respeito pelos originais e a tal inquietação artística que impele à procura de novos caminhos.
E isso sente-se, por exemplo, no nervo eléctrico de que se veste “Que Força é Essa, Amiga”, e que tão bem traduz o mordaz retrato da condição feminina traçado por Capicua sobre um clássico de Sérgio Godinho.
Veja e ouça o tema “E Depois do Adeus”
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE