Região
Oliveira do Hospital reflete sobre turismo em autocaravana
O aumento da procura de Oliveira do Hospital por adeptos do turismo itinerante nos últimos anos motiva a primeira edição do colóquio “Turismo Itinerante em Autocaravana – Uma Visão Disciplinar”, sábado, 8 de fevereiro, na Casa da Cultura César Oliveira.
O encontro, organizado pela AAP – Associação de Autocaravanismo Portuguesa em parceria com a Câmara Municipal, integra um programa a decorrer entre as 10:00 e as 17:00, com a participação do presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, da vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, e a presença de mais de uma centena de autocaravanistas, vindos de vários locais do país.
“Turismo Itinerante em Autocaravana – Uma Visão Disciplinar” convida a reflexões sobre a atualidade do autocaravanismo em Portugal, sobre as oportunidades que oferece este tipo de turismo e de que forma contribui para a economia e a dinamização local e para a sustentabilidade e para o ambiente dos territórios.
Nos últimos anos, Oliveira do Hospital tem integrado cada vez mais a Rota das Cidades Amigas do Caravanismo, com centenas de adeptos do turismo itinerante, de Portugal e do estrangeiro, a escolherem o concelho para pernoitas e para férias, motivados pela beleza natural e pela oferta e as boas condições dos parques para autocaravanistas existentes.
A realização da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, o maior evento de queijo de Portugal, é outro dos motivos da presença de centenas de autocaravanistas no concelho, todos os anos, durante o mês de março.
Oliveira do Hospital tem atualmente duas infraestruturas certificadas e reconhecidas para paragem e acolhimento de autocaravanas. O primeiro espaço fica situado no Camping Car Serra da Estrela, no Parque de Lazer de Senhor das Almas, junto da EN17, e oferece uma vista privilegiada para o Monte do Colcurinho, na Serra do Açor, e para a Serra da Estrela.
A esta oferta, juntou-se recentemente uma segunda infraestrutura de acolhimento, dentro da cidade, no Miradouro da Central de Camionagem, junto do pulmão verde da cidade, o Parque do Mandanelho, e que oferece uma vista soberba sobre o Planalto Beirão.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, a realização de um colóquio desta dimensão “prestigia” um concelho que “quer continuar a afirmar-se” como amigo. do autocaravanismo.
Neste caminho, José Francisco Rolo, avança que “a autarquia espera reforçar brevemente” a rede de áreas de serviço para autocaravanas, com a abertura de duas novas áreas, na União de Freguesias de Penalva de Alva e Santo António do Alva, junto do Rio Alva, e na freguesia de Aldeia das Dez.
O Colóquio “Turismo Itinerante em Autocaravana – Uma Visão Disciplinar” tem entrada livre e é aberto à participação de toda a comunidade.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE