Primeira Página

Não sabe o que fazer durante o fim de semana em Coimbra? Nós damos algumas sugestões

António Alves | 5 horas atrás em 06-02-2025

Mercado, artesanato, velharias e música são algumas das propostas para o segundo fim de semana de fevereiro na cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

No sábado, 8 de fevereiro, estreia-se a primeira Feira de Velharias e Antiguidades em S. Martinho do Bispo.

Um evento organizado pela União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e que decorre entre as 08:00 e as 18:00 em Bencanta no recinto da Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo.

Já no Praça do Comércio, em plena zona central da cidade de Coimbra, decorre no sábado mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano.

Entre as 09:00 e as 18:00, vão marcar presença 30 expositores, maioritariamente de Coimbra e da região Centro, com produtos feitos com diferentes materiais, alguns dos quais reutilizados, concebidos com recurso a técnicas distintas de conceção artesanal.

Se pretende adquirir frutas e produtos hortícolas frescos de época, de produção biológica certificada, a opção é deslocar-se no domingo, 9 de fevereiro, à Alameda do UC Exploratório em Santa Clara.

Tratam-se dos Mercadinhos da Margem Esquerda que, entre as 10:00 e as 17:00, conta com expositores de pequena agricultura familiar ou de agricultura responsável; microvegetais de anis e mostarda, entre outros; cogumelos shiitake produzidos em serradura de carvalho no Fungi Lab do UC Exploratório; sal da Figueira da Foz; flores, catos e suculentas; pão de massa mãe, feito com farinhas locais e moídas em mó de pedra; mel premiado da Lousã, produtos regionais como pera passa e queijo DOP Serra da Estrela, entre outros tipos de queijo.

Sabia que o projeto “Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB)” assinala no sábado, 8 de fevereiro, uma década de atividades? Criada pel’A Escola da Noite, com a cumplicidade de um conjunto de artistas da cidade e da região, o programa soma mais de 300 sessões e mais de 10 mil participantes.

Para assinalar a data, é inaugurada no sábado a exposição “10 anos de Sábados para a Infância no TCSB” no Edifício Chiado. A mostra conta com alguns dos trabalhos realizados ao longo desta década no âmbito desta iniciativa.

A música também está em destaque no fim de semana. No sábado, pelas 21:00, o Coimbra VOCAL celebra o quinto aniversário do seu concerto de estreia na Igreja Matriz de S. Martinho do Bispo.

Tal como em 8 de fevereiro de 2020, o grupo apresentará a obra “Magnificat”, de Kim André Arnesen, compositor norueguês contemporâneo que se vem dedicando à composição de obras sacras e de índole espiritual para coro e orquestra.

Para além do Coro Coimbra VOCAL, está prevista a atuação do Ensemble de cordas e teclas e a soprano Carla Pais.

Os mais novos também têm direito a uma atividade totalmente direcionada para eles. No sábado, pelas 16:00, as crianças com mais de seis anos podem participar na Oficina de Emoções “Caldeirão Criativo” da Biblioteca Municipal de Coimbra.

As inscrições são gratuitas, mas é necessário efetuar inscrição prévia através do mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt, do telefone 239 702630 ou presencialmente na Casa Municipal da Cultura.

Se ainda não conhece o Plano de Pormenor da futura Estação de Coimbra, saiba que este sábado é a última oportunidade que tem de tomar contacto com o projeto.

Entre as 13:00 e as 18:00 de 8 de fevereiro, a mostra pode ser visitada na Sala da Cidade. Neste espaço, junto aos Paços do Concelho, tem oportunidade de conhecer um pouco mais “sobre o projeto da nova estação intermodal, desenhada pelo gabinete de arquitetura de Joan Busquets, e perceberem todas as transformações que vão acontecer no espaço urbano envolvente, onde vai nascer uma nova centralidade para a cidade de Coimbra”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE