Vamos
Já conhece os baloiços que todos falam da Região de Coimbra? Prepare o telemóvel
Imagem: Facebook Hélder Pais
Os baloiços tornaram-se uma verdadeira moda nacional. Em todos os concelhos da Região de Coimbra existe um espaço que já se tornou ponto de paragem obrigatória para os fãs das redes sociais.
Estão instalados em pontos elevados com vistas panorâmicas para serras e vales, em praias ou simplesmente em locais urbanos. Os baloiços deixaram, dessa forma, de estar reservados aos muitos parques infantis.
Muitos deles já se tornaram atração turística. Por um lado, os visitantes são atraídos pelo design e material usado, enquanto outros se diferenciam pelas vistas sobre paisagens únicas.
Escolhemos cinco locais “obrigatórios” de paragem na Região de Coimbra e onde deve tem de tirar uma foto para publicar nas suas redes sociais.
A viagem arranca em Coimbra. Fica nas “costas” do Seminário Maior, de frente para o rio Mondego. A estrutura de madeira suporta o baloiço com lugar para duas pessoas.
O local passa despercebido e é muito tranquilo. Além de ser adequado para relaxar ou para ter momentos românticos a dois, também é muito “instagramável” e ideal para quem gosta de fotografar.
Ao lado está também disponível ao lado um banco que permite aos visitantes contemplar a paisagem.
Se pretende apreciar o pôr-do-sol junto à praia, a opção passa pelo Baloiço da Praia da Tocha. Trata-se de uma estrutura de fácil acesso pelos passadiços ali instalados.
Construído em madeira e cordas, este baloiço foi instalado em pleno areal e há quem não perca a oportunidade de guardar no seu telemóvel uma foto sentado e a desfrutar do pôr-do-sol espelhado nas águas do Oceano Atlântico.
É o mais famoso a nível nacional. Colocado a 1.200 metros de altitude, o Baloiço do Trevim fica situado no ponto mais alto da Serra da Lousã, mais concretamente na aldeia de xisto do Chiqueiro.
O projeto fez parte de uma iniciativa intitulada “Isto é Lousã”, desenvolvida por um grupo de jovens, cujo objetivo é mostrar o melhor que a região da Lousã tem para oferecer.
Situado na Encosta da Criveira, no concelho de Penela, encontramos o Baloiço da Vinha. Virado para o castelo da vila,é um ponto de visita obrigatório para todos os que visitam a região.
Sentado nesta estrutura, é possível observar a vinha onde são colhidas as uvas para os vinhos com o mesmo nome.
Os Penedos de Góis, escarpados, escondem um baloiço com o mesmo nome. Neste concelho é possivel desfrutar dos desníveis e para as impetuosas quedas de água e ribeiras circundantes.
Os amantes da Estrada Nacional 2 têm de parar na localidade de Póvoa para, através de um trilho previamente definido, aceder a esta estrutura.
Fica a poucos quilómetros de um novo miradouro, construído pelo pastor Luis Fontinha, e com a participação da artesã Latifa Sayadi, com ateliê no centro da vila.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE