Portugal
10 fatos curiosos sobre o rei da selva
O leão pode apresentar uma juba que lhe concede uma aparência majestosa. Contudo, não se deixe enganar pela sua movimentação elegante. O leão é um animal feroz.
Apesar de imponente, grande e poderoso, a população de leões tem reduzido com o tempo, devido ao extermínio generalizado. Muitos leões são mortos, seja por caçadores, seja por moradores locais que visam proteger a sua aldeia ou o seu gado de ataques. Fique a conhecer melhor o rei da selva, o temível leão. Descubra factos curiosos sobre leões.
1. A família felina
O leão é um felino, como o gato. Contudo, este animal revela-se bastante difícil de domesticar… Este felino de grandes proporções é do género Panthera e pertence à família Felidae, como acontece com os tigres ou os leopardos, por exemplo.
2. Animais sociais
Os leões são animais sociais. Ao contrário do que acontece com outros membros da família dos felinos de grandes proporções, os leões preferem viver num grupo. Por isso, optam por integrar uma comunidade onde haja mais leoas e alguns leões machos que podem assim garantir uma melhor proteção do território e dos seus filhotes.
3. O poderio físico
O leão é o segundo maior felino do mundo. Só é superado pelo tigre. Um leão adulto pode correr distâncias curtas a um ritmo incrível, podendo atingir uma velocidade máxima de 80km/h! Por isso, convém não se meter no caminho de um leão, pois não será fácil fugir dele.
4. O tamanho
Os leões são animais de grande proporção. Embora existam diferentes tipos de leões, nomeadamente os leões asiáticos e africanos, a maioria destes felinos apresenta um tamanho que geralmente se situa entre 1,70 e 2,10 metros de comprimento.
Em termos de peso, um leão pode pesar entre 150 e 200 kg. Em casos excecionais, o seu peso pode atingir os 250kg!
5. O momento de caçar
As leoas que fazem o serviço de caça caçam à noite. As caças noturnas são mais proveitosas. Elas ficam acordadas durante a noite e caçam nesse período. Além disso, a caça feita pelas leoas é realizada em grupo. Não o fazem sozinhas.
As leoas trabalham em equipa. Esta opção estratégica revela-se mais proveitosa. Caçar em grupo facilita a tarefa de apanhar a presa. Posteriormente, o bando compartilha a matança.
6. A alimentação
A alimentação é feita após a caçada, numa determinada ordem. Os machos comem primeiro. Depois, comem as fêmeas. Os filhotes comem por último. Estes felinos incríveis são carnívoros. Geralmente, caçam animais grandes para alimentarem o seu grupo.
Estes felinos não mastigam. Apenas engolem diretamente a comida, após cortá-la ou rasgá-la do corpo das suas presas. O seu sistema digestivo é bastante rápido. Por isso, as leoas saem para caçar, pouco após terem devorado a matança anterior.
O leão macho necessita de comer diariamente 7kg de carne para saciar a sua fome. Já a leoa “apenas” precisa de 5 quilos de carne, aproximadamente.
7. O comportamento
Os leões são animais preguiçosos. Entre os grandes felinos, são os que mais gostam de ficar sem fazer nada. Estes felinos passam a maioria do seu tempo a descansar e até podem dormir 21 horas num só dia.
8. A beleza singular
A juba deste animal é a característica que mais separa o leão dos outros animais da família dos felinos. Este elemento só surge no leão macho. O crescimento da juba começa logo quando o pequeno felino tem um ano. Em média, a juba apresenta 24 cm. Quanto mais velhos os leões são, mais escura é a sua juba.
9. O poder do seu rugido
O leão apresenta um rugido assustador. O som que ele emite é o mais elevado que qualquer felino produz. O rugido de um leão adulto é tão incrível que pode atingir até 114 decibéis e ser ouvido a 8km de distância!
Este incrível rugido é usado para diferentes missões. Permite marcar território e também pode ser utilizado para os leões comunicarem entre si e afugentar potenciais inimigos da área onde eles se encontram.
10. A longevidade
Estes felinos podem viver entre 10 a 14 anos, quando se encontram livres na Natureza. No entanto, num contexto mais protegido, em cativeiro, os leões podem viver por mais tempo. Neste contexto favorável, com uma alimentação regular, sem perigos de caçadores, estes animais podem viver cerca de 30 anos.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE