Mundo
Trump declara guerra comercial
Os EUA irão aplicar, a partir de terça-feira, taxas aduaneiras sobre os produtos importados do Canadá, México e China, decretou este sábado, 1 de fevereiro, o presidente dos EUA, Donald Trump.
Sobre os produtos mexicanos e canadianos incidirão taxas de 25%, ao passo que, sobre as importações chinesas, está previsto o pagamento de uma taxa de 10%. As importações de energia do Canadá, por sua vez, terão uma taxa especial de 10%.
Segundo o Financial Times, os decretos prevêem a possibilidade de responder com taxas ainda mais altas se algum destes países retaliar com taxas sobre produtos americanos.
PUBLICIDADE
O primeiro-ministro canadiano já anunciou uma retaliação. O Canadá irá gradualmente “impor taxas alfandegárias de 25% sobre os produtos americanos, totalizando 155 mil milhões de dólares canadianos” , anunciou Justin Trudeau.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, já ordenou a imposição de taxas aduaneiras aos produtos vindos dos Estados Unidos.
Também a China já prometeu retaliar contra as novas tarifas dos Estados Unidos sobre os produtos chineses, reafirmando que as guerras comerciais “não têm vencedores”, avança a RTP.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE