Vamos
Igreja de São José em Coimbra recebe exposição internacional “Os Milagres Eucarísticos no Mundo”
Centena e meia de pessoas acorreram na quinta-feira ao Salão Paroquial de S. José, em Coimbra, para testemunhar a inauguração da Exposição Internacional “Os Milagres Eucarísticos no Mundo”, concebida e criada pelo Beato Carlo Acutis. A mostra resulta do trabalho de recolha de informação, sobre mais de uma centena de Milagres Eucarísticos em todo o mundo, realizado pelo jovem Carlo Acutis que, em breve, será canonizado pelo Papa Francisco.
A abertura contou com um concerto de polifonia, seguido de uma palestra sobre a Eucaristia, a cargo do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, que, em ano jubilar, deixou uma mensagem de esperança: “Esta é a oportunidade para nos deixarmos surpreender de novo pelo milagre da Eucaristia”, frisou, acrescentando que “Na Eucaristia alimenta-se e fortalece-se a Fé na Igreja”.
Numa visita guiada, Cidália Santos, responsável pela Oficina Museu Nunes Pereira e coordenadora da montagem da exposição, enumerou os temas dos milagres eucarísticos patentes na mostra. Estes vão desde a Missa, o Anjo, Nossa Senhora, Santos e Eucaristia (comunhões prodigiosas, conversões, curas, eucaristia como alimento), Manifestações de Fé, Outras Manifestações Prodigiosas, Ciência, Outras Manifestações Eucarísticas (sacrilégios, faltas de cuidado, roubos), terminando com o Sagrado Coração de Jesus.
PUBLICIDADE
A exposição já passou por milhares de paróquias em todo o mundo e estará aberta ao público até ao próximo dia 20 de fevereiro, podendo ser visitada diariamente entre as 10h00 e as 21h00. Está igualmente previsto um programa de atividades que inclui concertos, conferências e filmes, todos dedicados ao tema da Eucaristia.
O padre Ricardo Figueiredo, o padre Nuno Santos e a Irmã Teresa Serra são alguns dos convidados que, nas próximas semanas, irão refletir sobre temas ligados à Eucaristia e à vida de Carlo Acutis. Ao longo das três semanas do evento, grupos da Unidade Pastoral de S. José e S. João Baptista irão igualmente realizar várias atividades no âmbito da exposição. Todo o programa está disponível em www.igrejasaojose.pt.
A exposição apresenta, com uma seleção extensa de fotografias e descrições históricas, alguns dos principais Milagres Eucarísticos (aproximadamente 136) que ocorreram ao longo dos séculos em vários países do mundo e reconhecidos pela Igreja. A mostra permite aos visitantes uma “visita virtual” aos locais onde estes milagres tiveram lugar. Um dos milagres descritos na exposição é o que aconteceu em Portugal, mais concretamente em Santarém, cidade onde Carlo Acutis esteve como peregrino para visitar o Santuário do Santo Milagre, tendo ainda passado pelo Santuário de Fátima.
Carlo Acutis (Londres, 3 de maio de 1991 – Monza, 12 de outubro de 2006) foi um adolescente católico italiano nascido no Reino Unido, beatificado pela Igreja Católica. Tornou-se conhecido por documentar milagres eucarísticos e as aparições marianas aprovadas e catalogá-los num site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte por leucemia. Ficou igualmente conhecido pela sua alegria e pelo seu talento com a informática, bem como pela sua profunda devoção à Eucaristia, que se tornou o tema central da sua vida.
Os pedidos para sua beatificação começaram não muito tempo depois da sua morte, ganhando impulso significativo no ano de 2013, altura em que recebeu o título de Servo de Deus – o primeiro estágio no caminho para a santidade. O Papa Francisco declarou-o Venerável a 5 de julho de 2018.
Em 21 de fevereiro de 2020, o Papa autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar os Decretos que aprovam novas beatificações e canonizações, assim como novos Servos de Deus, entre eles o jovem italiano Carlo Acutis. A sua beatificação aconteceu no dia 10 de outubro 2020 em Assis, na Itália.
No dia 23 de maio de 2024, o Papa Francisco reconheceu o segundo milagre necessário para a canonização de Carlo Acutis. A cerimónia será celebrada no dia 27 de abril de 2025, por ocasião do Ano Jubilar.
Programa desta semana
Dia 1 fevereiro, sábado
21h:00 – Noite de louvor eucarístico, a cargo do Grupo de Jovens C+ e Banda Symbiose
Dia 4 de fevereiro, terça-feira
21:30 – A vida de Carlo Acutis, por P. Ricardo Figueiredo, do Patriarcado de Lisboa
Dia 6 de fevereiro, quinta-feira
21:30 – Hora Santa, a cargo da Comunidade Emanuel
Dia 8 de fevereiro, sábado
21:30 – Peregrinos de Esperança, uma Proposta de Caminho: A Oração, a cargo da PastoralFamiliar
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE