Vamos
Mitos e verdades sobre o café: Curiosidades que nunca imaginou
O café é uma bebida incrível. Contém cafeína e está associada a diversos benefícios. Fique a conhecer 8 curiosidades sobre café.
Boa parte da população adulta em Portugal sente um apreço especial por uma bebida que faz parte das suas rotinas. Aliás, o café é seguramente uma das bebidas mais populares do mundo. Anualmente, são consumidas mil milhões de chávenas com este líquido castanho que se distingue pelo sabor e pelo aroma tão característicos.
Por isso, compreende-se que o consumo de café esteja presente no quotidiano de muita gente. Há quem beba café logo de manhã, pois esta bebida ajuda-nos a despertar, concedendo-nos um boost de energia que nos faz estar mais aptos a enfrentar os desafios matinais.
PUBLICIDADE
Muitas pessoas também o bebem após as refeições, principalmente ao almoço, pois esta bebida pode afetar o sono, quando é consumida após as 18h. O café é uma bebida incrível, que contém cafeína e está associada a diversos benefícios. Fique a conhecer 8 curiosidades sobre café.
Conheça alguns factos curiosos e fascinante sobre café:
1.Origem: É frequente relacionar a descoberta do café com uma história que remonta a 800 d.C., num contexto em que um pastor tinha levado as suas cabras a alimentarem-se e percebeu que elas apresentaram um comportamento inusitado, após consumirem grãos de café.
Os animais apresentavam-se bastante mais enérgicos do que o normal. Portanto, cedo se percebeu que havia nos grãos de café um poder incrível. Por isso, o pastor provou e comprovou que o seu corpo manifestava uma onda de energia gerada pelo consumo de café.
2.A primeira casa de café: A primeira loja que visava a comercialização do café como bebida foi inaugurada em 1475, em Constantinopla (atualmente, Istambul). Chamava-se Kiva Ham. Foi na Turquia que o hábito de tomar café se tornou num ritual social.
3.A primeira cafetaria: A primeira cafetaria surgiu na cidade de Londres. Portanto, na capital do Reino Unido. Esse momento emblemático aconteceu em 1652.
4.Um fruto desconhecido: A bebida tem origem nos grãos da planta do café, Coffea Rubiaceae. No mundo, existem muitas espécies desta planta equatorial. No entanto, as mais exploradas comercialmente são C. arabica e C. canephora
Muitas pessoas desconhecem que os grãos de café são, na verdade, as sementes torradas de um fruto, conhecido como grão cereja. Por isso, é frequentemente designada cereja de café.
Após se morder a cereja, encontram-se duas sementes desenvolvidas com os lados achatados. Conforme sustenta a Associação Nacional do Café (NCA, na sigla em inglês) dos EUA, em cerca de 5% das plantas de café do mundo pode encontrar-se uma semente oval, chamada moca (ou peaberry). As mocas são selecionadas à mão, sendo muito apreciadas devido ao sabor que apresentam, tendencialmente mais refinado e forte.
5.Café mais caro do mundo: O café mais caro é vendido na Indonésia. A sua produção acontece nas ilhas de Sumatra, Java, Bali e Sulawesi, nos arquipélagos da Indonésia. Kopi Luwak é o nome deste café
bastante popular e caríssimo. O seu nome deriva do dialeto bahasa da Indonésia. O termo Kopi significa café e a palavra Luwak significa civeta.
O processo que este café sofre para apresentar essas características que o tornam especial é algo que muitos desconhecem. Trata-se de algo inesperado, inusitado. Ele é feito a partir de grãos de café que foram parcialmente mastigados por um animal chamado civeta (um pequeno mamífero, algo semelhante à doninha), foram digeridos, excretados e recolhidos.
O animal seleciona os grãos, antes de ingeri-los. Contudo, somente a polpa é digerida e a semente do café passa pelo sistema digestivo do animal, ficando intacta. Ao longo do processo de digestão, as bactérias e enzimas únicas da civeta tornam-se responsáveis pela elevada qualidade deste café.
Os grãos são posteriormente vendidos a mais de 600 dólares o quilo. Beber uma chávena deste café deve ser uma experiência maravilhosa. Contudo, tem o custo de 50 dólares!
6.O maior produtor e exportador de café: O maior produtor e exportador de café do mundo é o Brasil. Esta nação contribui com 30% da produção mundial. Anualmente, o Brasil produz 30 milhões de sacos, sendo que metade é para exportação.
7.A origem de Wall Street: A famosa bolsa de Nova Iorque foi criada a partir de uma cafetaria, aberta em 1794. O seu nome era “Tontine Coffee House” e encontrava-se presente em Wall e Water Street. Esta cafetaria serviu como ponto de encontro de empresários negociantes da bolsa.
Contudo, no ano de 1817, os frequentadores deste espaço mudaram-se para um prédio em Wall Street, onde se situa atualmente a sede da mais importante bolsa de valores.
8.Dia Mundial: Esta bebida tão amada pela população portuguesa tem direito a um dia mundial, comprovando-se o seu apreço global. O Dia Internacional do Café é celebrado no dia 1 de outubro, enquanto o Dia Mundial do Café ocorre a 14 de abril.
Agora que sabe tanto sobre esta bebida, o seu café até lhe irá saber melhor: quentinho, espumoso e aromático. Irresistível!
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE