Vamos

Coimbra Social Summit dá a conhecer 15 projetos inovadores

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 01-02-2025

Imagem: Câmara de Coimbra

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Convento São Francisco vai acolher a primeira edição do Coimbra Social Summit. Um evento coorganizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e pelo Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola – CASPAE, que pretende juntar agentes do setor social numa reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a importância do setor no desenvolvimento social na Região de Coimbra.

O Coimbra Social Summit está a chegar. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Convento São Francisco vai ser palco da primeira edição do evento, que pretende promover a reflexão sobre a importância do setor social na Região de Coimbra.

O primeiro dia é de acesso livre e especialmente dedicado à apresentação de projetos inovadores na área social, que foram previamente candidatados e selecionados pela organização, além de proporcionar aos visitantes uma mostra com 20 expositores institucionais do setor, que podem ser visitados das 10h30 às 17:30.

PUBLICIDADE

Os projetos escolhidos foram: Pedalar Sem Idade Portugal – Capítulo de Coimbra – Pedalar Sem Idade Portugal; Irmãs Hospitaleiras de Condeixa-a-Nova – Smile +; Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência – Choc Choc Chocolate; Associação Inclusão Contacto – SUPERação.com JOGOS; Associação Calioásis – Calisense; União das Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades, Desporto Sénior; Centro de Apoio Sem Abrigo, Bolas de Salão; Associação Integrar – Projeto “Principezinho”; A Pedrinhas – Um Castelo – Pedrinho a Pedrinha; Associação Paralisia Cerebral de Coimbra – Quanto mais cedo melhor; Associação Escolíadas – I9 Social, incubadora social; Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias – Heróis da Lua Crescente; CrowdHelpers – CH – Reciclar Pessoas; Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola (CASPAE) – Bairros ConVida; e, por fim, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra – Direitos Humanos: conhecer para mudar.

A sessão de abertura do evento vai decorrer às 10:00 do dia 11, ficando a cargo do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, da presidente do CASPAE, Emília Bigotte de Almeida, e da diretora do Centro Distrital de Coimbra do Instituto de Segurança Social, Manuela Veloso.

No segundo dia, a participação é gratuita, mas requer inscrição. Os interessados podem inscrever-se até dia 9 de fevereiro, através do formulário disponível em https://forms.gle/bfJbVFRUcgRPAxDz9.

Este dia vai ser pautado por conferências e mesas redondas subordinadas a diversos temas relacionados com a área social, sendo que se mantém a mostra com os expositores institucionais das 10:00 às 17:30.

Pelas 10:00, vai realizar-se a conferência “O papel do terceiro setor no combate à pobreza”, ficando a cargo da coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, Sandra Araújo. A manhã termina com a mesa-redonda que pretende discutir o “Presente e futuro do terceiro setor em Portugal”, com início às 11:30, que vai contar no painel com o presidente da Direção do Instituto de Apoio à Criança, Manuel Coutinho, a vogal da Direção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, Maria José Miranda, o presidente da Direção da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, Joaquim Madeira, e a moderação está a cargo do jornalista e diretor-adjunto do “Diário de Coimbra”, João Luís Campos.

Após almoço, os trabalhos reiniciam às 14h30 com a conferência “Percursos de vida”, tendo como oradores o presidente da Direção da Plataforma de Apoio a Jovens Ex Acolhidos, João Pedro Gaspar, a assistente social Carolina Té, o empresário José Barata e a estudante Marta Carvalho.

Segue-se uma mesa-redonda, às 15:30, subordinada ao tema “O retrato do setor social na Região de Coimbra”. Com moderação do jornalista da SIC, Miguel Ângelo Marques, o painel vai ser composto pelo presidente da Direção da Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, Jaime Ramos, pela presidente do CASPAE, Emília Bigotte de Almeida, pela vereadora da Ação Social da CM de Coimbra, Ana Cortez Vaz, e pela coordenadora do Observatório de Ação Social do Instituto Politécnico de Coimbra- ObservAS-IPC, Joana Fernandes.

A sessão de encerramento do evento está agendada para as 17:00, ficando a cargo da vereadora Ana Cortez Vaz, do secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito, do presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social, Octávio Félix de Oliveira, e da presidente do Conselho Diretivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE