Economia
Fraude na segurança social afeta 6000 mil beneficiários
Pelo menos 6000 beneficiários da segurança social foram afetados por uma falha de segurança no site da Segurança Social Direta. A falha permitiu alterações indevidas no IBAN e a investigação está agora nas mãos da Polícia Judiciária.
Segundo a CNN Portugal, estima-se que os valores desviados alcancem dezenas de milhares de euros e suspeita-se que a ação tenha envolvido um bot e uso de VPN para ocultar a origem do ataque.
A falha foi detetada em setembro de 2024, quando o sistema identificou um padrão anormal: pedidos de alteração de IBAN surgiam a cada quatro minutos. Muitos beneficiários relataram alterações que não tinham solicitado, levando a uma suspensão temporária dessa funcionalidade no site.
PUBLICIDADE
A brecha levantou questões sobre a origem dos dados usados, se seriam provenientes de ataques anteriores ou da dark web, onde informações da Segurança Social foram encontradas à venda.
A Segurança Social confirmou que 90 queixas foram recebidas, envolvendo cerca de 60 mil euros. Em resposta, desde 1 de outubro de 2024, passou a ser obrigatório apresentar documentação presencialmente para alterar dados bancários.
A instituição afirmou estar a desenvolver medidas para reforçar a segurança no processo de atualização de IBAN no site.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE