Empresas

O lugar das empresas na educação: 4 projetos educativos apoiados pela Critical Software

Notícias de Coimbra | 23 minutos atrás em 22-01-2025

No âmbito do Dia Internacional da Educação, celebrado a 24 de janeiro, a Critical Software destaca algumas das iniciativas que tem vindo a promover no campo da educação.

PUBLICIDADE

publicidade

O investimento nestas ações reflete o compromisso da tecnológica, com estatuto de Benefit Corporation, sustentado em três pilares fundamentais: People, Planet e Profit. Concebidos para gerar impacto positivo na comunidade, os programas de apoio à educação promovem e reforçam a estratégia atual da empresa.

PUBLICIDADE

“Sempre nos vimos como uma escola de engenharia, o que nos levou a ser pioneiros em programas de requalificação, como o Acertar o Rumo, que chegam a adultos de todas as idades e de diferentes percursos académicos. Acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa, inovadora e sustentável exige um compromisso contínuo com a educação ao longo da vida. As empresas têm a responsabilidade não apenas de identificar as competências essenciais para o futuro, mas também de criar oportunidades de aprendizagem que ampliem horizontes e inspirem novas possibilidades”, acrescenta Patrícia Garcia, Sustainability Manager da Critical Software.

1 I Companhia do Estudo

A Companhia do Estudo é um programa, fundado em 2021, que oferece mentoria, formação e acesso a eventos a jovens do ensino básico e secundário. Com o objetivo de combater o insucesso escolar e promover a literacia digital desde cedo, o programa deu início à sua quarta edição no final de 2024, contando com a parceria de empresas como a MSG INSUR: IT, Critical Techworks, Critical Manufacturing, LTPlabs, Bluepharma, Nest Collective e Present Technologies. A iniciativa está assente em quatro pilares de intervenção: Inspirar, Motivar, Desenvolver e Expandir, funcionando através de uma rede de voluntários das empresas parceiras. Desde a sua fundação, já apoiou cerca de 500 crianças, de 25 escolas e associações, contando atualmente com cerca de 100 voluntários ativos.

2 I TUMO

O TUMO é um projeto educativo internacional, focado na educação de jovens na área das ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática. Com a oferta de workshops, aulas com profissionais da área e materiais de auto-aprendizagem, foi acolhido pela primeira vez em Portugal, no antigo edifício dos CTT da cidade de Coimbra, em 2023.

Alinhada com os valores da organização, a Critical Software associou-se ao projeto, que já conta com mais de 900 alunos inscritos, para transmitir a estes jovens competências essenciais para o mercado de trabalho atual, através de workshops e sessões de formação. No verão passado, por exemplo, a Critical Software conduziu um workshop sobre realidade virtual, convidando os alunos a explorar a relação entre a tecnologia e a imaginação. Para acolher o projeto, o antigo edifício dos CTT de Coimbra foi remodelado e equipado com ferramentas tecnológicas de última geração, oferecendo aos jovens um complemento ao ensino tradicional, centrado nas profissões tecnológicas do futuro, na inovação e na criatividade.

3 I Summer Camp

Todos os anos, pela altura do verão, a Critical Software recebe jovens estudantes das áreas das ciências, matemática, engenharia, tecnologia e informática (STEM) de todo o país para viverem a realidade de uma empresa tecnológica. O objetivo é proporcionar uma experiência em contexto corporativo real. O programa conta com dois momentos distintos: a Innovation Experience, com duração de uma semana e focada na inovação, e o Summer Internship, com a duração de quatro semanas.

Durante este período, os jovens têm contacto direto com engenheiros e restantes equipas da empresa, bem como as diferentes áreas de negócio e indústrias, de forma a experienciarem o universo da Critical no seu todo. O programa procura moldar as decisões profissionais e pessoais dos estudantes, dando-lhes um primeiro contacto em contexto de mercado de trabalho. O programa já chegou a servir de porta de entrada para vários atuais colaboradores da organização.

4 I Programa da Neurodiversidade

O Programa de Neurodiversidade nasceu em 2021 e consiste num processo de seleção e formação adaptado para profissionais autistas, promovendo a diversidade e inclusão de diferentes estilos cognitivos em empresas tecnológicas. Em 2024, foi o único projeto português premiado pelo Zero Project, organização internacional que se dedica à criação de um mundo sem barreiras à inclusão. Ao longo das suas 4 edições, o programa reuniu mais de 280 candidatos e possibilitou uma formação de 5 semanas a 50 profissionais autistas, dos quais 30 vieram a ser contratados por uma das empresas empregadoras associadas a esta iniciativa.

Para além da empregabilidade direta gerada pelo Programa de Neurodiversidade, também esta componente de formação prévia à integração, sem custos para os participantes, é muito valorizada não só pelos candidatos que vêm a ser contratados e aplicam a formação no imediato como também por aqueles que ainda não estão prontos para enfrentar a integração: também eles saem da formação com mais clareza sobre o futuro e ferramentas para o seu desenvolvimento.

A Critical Software foi pioneira ao lançar o Programa de Neurodiversidade em Portugal, contando atualmente com o apoio de outras grandes tecnológicas, a Critical Techworks e a NOS. O programa continua aberto a outras empresas que estejam disponíveis para partilhar esta jornada de inclusão e contribuir para um mundo mais justo, fomentando um ambiente de trabalho mais empático, criativo e feliz. As empresas contam com o apoio especializado da Specialisterne, empresa dinamarquesa com presença em 25 países com uma metodologia específica focada na avaliação, acompanhamento, formação e integração de profissionais autistas em empresas tecnológicas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE