Escolas

Escolas vão realizar provas-ensaio para testar formato digital

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 horas atrás em 22-01-2025

Os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos vão realizar provas-ensaio em fevereiro para testar o formato digital e identificar eventuais falhas antes das provas finais de 3.º ciclo e das provas ModA em maio e junho.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com uma nota publicada hoje na página do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), as provas-ensaio vão realizar-se entre os dias 10 e 28 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Na primeira semana realizam-se as provas de Português, Português Língua Não Materna e Português Língua Segunda, na segunda semana as provas de História e Geografia de Portugal e de Inglês, seguindo-se as provas de Matemática, Estudo do Meio e Ciências.

“A calendarização das provas-ensaio dentro destes períodos é flexível e da responsabilidade das escolas, podendo adaptar-se às necessidades de cada contexto escolar”, refere o IAVE.

Estas provas, que não servem para avaliação externa, vão permitir que os alunos se familiarizem com o suporte digital em contexto de avaliação e ajudarão as escolas a testar a sua preparação tecnológica, organizativa e logística das escolas.

Por outro lado, têm ainda o objetivo de identificar questões técnicas e organizativas que possam ser implementadas pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação antes das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) no final dos 1.º e 2.º ciclos, que se realizam entre 19 de maio e 06 de junho, e as provas finais do 3.º ciclo, entre 20 e 25 de junho.

“Para que o processo de avaliação externa digital seja fiável como instrumento de monitorização, equitativo e justo para todos os alunos, é indispensável que os alunos tenham experiência e proficiência de utilização da plataforma de realização de provas do IAVE”, sublinha o comunicado.

As provas-ensaio, elaboradas pelo IAVE, são obrigatórias e terão a duração de 45 minutos.

Apesar de não servirem para avaliação externa, as escolas poderão utilizar os resultados na avaliação interna dos alunos e, nesses casos, os resultados serão disponibilizados até ao final do mês de março.

As perguntas de escolha múltipla serão corrigidas de forma automática e as restantes – uma pergunta de construção por prova – serão classificadas por professores da disciplina, em regime de classificação solidária.

“Para a realização das provas-ensaio, os alunos deverão ter à sua disposição um computador ou um tablet com a aplicação de realização de provas do IAVE instalada e as respetivas credenciais de acesso”, refere o instituto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE