Coimbra
Torres do Mondego “testa” modelo de evacuação para incêndios florestais
A freguesia de Torres do Mondego, em Coimbra, é palco de um exercício de evacuação para testar os meios em alturas onde as chamas coloquem em risco habitações e populações.
Esta iniciativa tem lugar no sábado, 25 de janeiro, e decorre em Ribeira da Misarela, na freguesia de Torres do Mondego. O exercício conta com a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Junta de Freguesia.
PUBLICIDADE
Contará com a participação da Guarda Nacional Republicana (GNR), Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Brasfemes e Cruz Vermelha Portuguesa.
O teste insere-se no seminário “Decisões e Planos de Evacuação em Cenários de Incêndio Rural”, que tem lugar a 24 de janeiro no Departamento de Engenharia Civil (DEC), no Polo II da Universidade de Coimbra.
O objetivo é apresentar os resultados e as conclusões alcançadas no projeto “EvacuarFloresta”, que visa contribuir para a definição de um sistema de apoio à decisão que proteja as comunidades em risco e mitigue os desafios associados à evacuação durante incêndios rurais.
Na sexta-feira, 24 de janeiro, o programa da manhã inclui palestras sobre temas como estratégias de evacuação, gestão de riscos em incêndios rurais e o uso de ferramentas de simulação.
Durante a tarde, será realizado um curso de formação dedicado ao programa numérico “Fire Dynamics Simulator (FDS)”, ministrado pelo professor Jianping Zhang, da Universidade de Ulster.
O “EvacuarFloresta” é liderado por Aldina Santiago, professora do Departamento de Engenharia Civil (DEC) e investigadora do Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering (ISISE), e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Este projeto conta com parceiros como a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Centro de Inovação e Competências da Floresta (SERQ), Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais (NICIF), Instituto Jurídico (IJ) e Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) da UC.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE