Coimbra
Parceria com a câmara mantém atividade do Ateneu de Coimbra
Uma loja e um 2.º piso de um edifício municipal na rua da Sofia foram cedidas ao Ateneu de Coimbra. A cedência temporária por um ano serve para garantir que a coletividade pode prosseguir a sua missão de solidariedade social, cultural, desportiva e recreativa.
Em nota de imprensa, o município refere que o Ateneu de Coimbra tem de abandonar as suas instalações atuais na zona da Sé Velha até 19 de fevereiro.
PUBLICIDADE
O presidente do Ateneu de Coimbra, Manuel Pires da Rocha, aproveitou o momento para agradecer o “empenho pessoal” que o presidente da câmara de Coimbra depositou ao longo de todo o processo.
Por sua vez, José Manuel Silva sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pelo Ateneu e a postura da autarquia na procura de uma solução adequada e viável.
O protocolo, aprovado na reunião de executivo de 13 de janeiro na modalidade de contrato de comodato, é válido por um ano e pode ser renovado por igual período, mediante acordo entre as partes, desde que cumpridos os preceitos legais e a respetiva aprovação pelos órgãos autárquicos competentes.
O Ateneu obriga-se a zelar pelo bom uso e pela conservação do edifício (n.º 80 e 76 da rua da Sofia), bem como pelo cumprimento de todas as normas de segurança.
O Ateneu compromete-se, também, a dar conhecimento à Câmara Municipal das eventuais anomalias detetadas no edifício, bem como de todas as situações que interfiram ou possam interferir na boa utilização e funcionamento do espaço.
Deve, ainda, assegurar a gestão administrativa, que contempla a gestão dos recursos humanos e a celebração dos contratos necessários ao funcionamento da coletividade.
Recorde-se que o Ateneu de Coimbra, coletividade fundada a 1 de dezembro de 1940, é uma associação sem fins lucrativos, criada fundamentalmente para apoio social e desenvolvimento cultural dos seus membros, que cedo alargou a sua área de intervenção à população de Coimbra.
A sua identidade cultural e social é definida pela oferta aos seus associados, utentes e população em geral, de programas culturais, desportivos, apoio domiciliário e Centro de Dia (este criado em 1977), sendo inegável o seu importante papel no panorama cultural da cidade e no apoio social aos carenciados e idosos.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE