Política

Marcelo Rebelo de Sousa pede ao mundo para não se resignar perante Trump e lutar pela paz 

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 20-01-2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez hoje um discurso de apelo à paz, à ação climática, ao diálogo e ao multilateralismo, pedindo para o mundo não se resignar, no dia da posse de Trump.

“Toda a paz e a paz toda”, repetiu Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia de apresentação de cumprimentos de ano novo pelo corpo diplomático acreditado em Portugal, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

O chefe de Estado pediu paz “na invadida Ucrânia, no dilacerado Sudão” e “também no Médio Oriente, com a esperança de que o cessar-fogo seja efetivo e contribua para um acordo de paz duradouro no respeito das populações, da lei internacional, das resoluções das Nações Unidas, nomeadamente o estabelecimento de dois Estados”.

PUBLICIDADE

Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa fez alusão à posse de Donald Trump hoje, em Washington, como Presidente dos Estados Unidos da América, observando: “Há horas assim, em que a regra parece não ir no sentido da paz verdadeira, da verdadeira paz, mas da paz que faz de conta, parece que é mas não é”. 

“Há horas assim, mas não nos deixemos sucumbir por elas”, apelou.

“Toda a paz e a paz toda, por muito que o realismo deste mesmo dia nos sopre ao ouvido, dizendo que esta não é a hora de toda a paz e da paz toda, que hoje é a hora do egoísmo, do egocentrismo, do sucesso daqueles que pensam, querem e fazem tudo menos construir a verdadeira paz”, afirmou.

O Presidente da República argumentou que “não há fim na História, a não ser aquele que se constrói, aqui e agora, com recuos e avanços e que visa um mundo melhor”. 

“Por esse mundo melhor, vale sempre a pena lutar, nesta hora como em todas as horas”, defendeu.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE