Vamos
Tudo o que pode fazer à borla no fim de semana em Coimbra
Uma exposição para assinalar os 30 anos da morte de Miguel Torga é um dos destaques do fim de semana na cidade de Coimbra.
“Não há pensamento onde não há liberdade” é o título da mostra que decorre na Sala do Catálogo da Biblioteca Municipal de Coimbra e que pode ser visitada no sábado entre 13:00 e as 18:00.
PUBLICIDADE
Nesta exposição é evocada a dimensão do escritor enquanto lutador pela liberdade, com referência ao seu posicionamento no conturbado período pós 25 de Abril, mas também ao processo original da Polícia Internacional e Defesa do Estado (PIDE), guardado na Torre do Tombo, em Lisboa, do qual Torga tinha cópia, na sua posse, que alguém lhe terá oferecido.
Os amantes da música podem deslocar-se este sábado, 18 de janeiro, a Almalaguês onde decorre mais um Encontro de Gaiteiros. O ponto alto da iniciativa tem lugar às 16:00 com o tradicional desfile pelas ruas da freguesia.
Trata-se de um encontro promovido pela CANFA – Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês, em parceria com a Comissão de Festas do Mártir São Sebastião 2025, Câmara Municipal de Coimbra e Junta de Freguesia de Almalaguês.
Na área musical, tem lugar no sábado às 15:00 a apresentação oficial da Confraria do Rock Tuga. A apresentação insere-se na 13ª edição do Encontro Anual ASMUSITEC na Pedrulha. Após a apresentação, tem lugar uma tertúlia sobre o panorama do rock em Portugal.
Para este momento, foram convidados Vítor Torpedo (músico com vasta experiência no rock nacional), Fausto da Silva (locutor do programa de rádio “Santos da Casa”), Zé Rui (músico dos Dixit e fundador da Confraria do Rock Tuga) e Américo Silva (membro da ASMUSITEC).
Este sábado é também o dia de conhecer melhor a exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”. No Pátio da Inquisição tem lugar às 15:30 uma visita guiada.
A participação nesta iniciativa é gratuita, mas requer inscrição através do telefone 239 833 771 ou do mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.
No sábado, 18 de janeiro, a Associação Apojovi/Aposenior irá promover o seu Concerto de Ano Novo, pelas 16:00, na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.
O concerto, com entrada gratuita, irá contar com a presença do Coro Misto da Aposenior, Coro da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e o Coro BAIXaVOZ.
Para domingo, 19 de janeiro, está de volta a Montra de Artes & Ofícios na Baixa da cidade de Coimbra. 19 expositores vão estar presentes na iniciativa que decorre entre as 09:00 e as 19:00 no eixo Rua Visconde da Luz e Rua Ferreira Borges.
O objetivo é promover o património material e imaterial de cidade e da região, na vertente das artes e ofícios, com demonstrações de trabalhos ao vivo.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE