Justiça
Recebo multa por passar a mais de 60 km/h na Via Verde?
A Via Verde foi um sistema pioneiro no mundo inteiro. Em 1995, estendeu-se a todo o território e tornou Portugal no primeiro país a possuir um sistema de pagamento de portagens nonstop.
Contudo, há algo que ainda suscita dúvidas a muitos condutores: podemos ser multados por passar a mais de 60 km/h na Via Verde?
A secção de “Apoio ao Cliente” do site da Via Verde dá-nos a resposta: “A Via Verde não tem radares instalados nas portagens, nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito”.
A esta informação a empresa acrescenta ainda que “apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares”.
Apesar de, como afirma, não existirem radares instalados nas portagens, tal não significa que caso se passe em excesso de velocidade na via reservada à Via Verde não se corra o risco de se ser multado.
“Simplesmente porque nada impede as autoridades de viação e trânsito de instalarem os nossos já bem conhecidos radares móveis naquelas vias. Caso tal aconteça, ao circularmos acima dos 60 km/h impostos seremos multados como em qualquer outra situação”, pode ler-se na Razão Automóvel.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE